O objetivo da constituição é promover a todo e qualquer cidadão os seus direitos e também deveres. A Constituição ainda tem como objetivo o desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalidade, bem como a redução ou extinção de todos e quaisquer tipos de preconceitos de origem, raça, sexo, cor e quaisquer outras formas de discriminação. Vamos analisar algumas coisinhas agora:
• Ela garante ao cidadão brasileiro o direito a propriedade, que é é o direito de usar, gozar, usufruir e dispor de um determinado bem, e de reavê-lo, de quem quer que injustamente o esteja possuindo. Agora me diz, direito a propriedade? Tem certeza?
• A mulher se aposenta antes dos homens neste país, sendo que a Constituição garante a igualdade. A grande verdade é que os homens estão sendo discriminados pelo sistema de aposentadorias em vigor. Essa discriminação é inconstitucional.
• E a saúde? Sim, ela garante também a saúde. Difícil acreditar enquanto tantos morrem nos corredores de hospitais, ou em filas de espera por cirurgias.
• Segurança? Sim, mas para os governantes, que se protegem da melhor maneira possível. No Estado do Pará, até mesmo os ex-Governadores têm direito a um completo esquema de segurança, pago, naturalmente, com o dinheiro do povo. Mas na periferia faltam viaturas policiais.
Trata-se apenas disso? Claro que não! Na linguagem utilizada por ela, nos princípios de caráter dos governantes, ou onde está o problema? Nosso regime não é democrático como diz a Constituição! Ela está ligada ao interesse de poucos, ao invés de toda população.