Chablis ou Petit Chablis?
Numa comemoração entre amigos provamos um Chablis, ou melhor, um Petit Chablis, e estava no ponto. Pelo frescor é uma ótima dica para esses dias de calor de nossa primavera.
Entre os comentários, alguns perguntaram da origem e as diferenças entre o Chablis e o Petit Chablis, que é bem oportuna, já que os nomes são quase os mesmos.
A região produz vinhos há séculos, sempre teve o benefício da proximidade com o mercado parisiense. Através dos eventos históricos a área foi se moldando. Na busca permanente da qualidade, a área diminuiu, e concentra-se nos arredores da cidade de Chablis (aprox. 4.000ha).
Seu vinho é aclamado no mundo todo. Provavelmente este é um dos mais interessantes tesouros da França vitícola, mas subvalorizado. Os vinhos brancos da mesma cepa produzidos mais ao sul da Borgonha (em Montrachet, ou Corton, na Côte de Beaune) alcançam valores incrivelmente maiores.
vinhedo próximo à Chablis
Em seu "terroir" exclusivo, mais ao norte de toda França (próxima à Champagne), é bem mais frio que outras áreas produtoras. Os vinhos são secos e minerais, de aroma e paladar inigualáveis. Muitos críticos comentam que este vinho é a mais pura expressão da Chardonnay. Mas extremamente diferente de seus pares. Sua mineralidade remete à "faísca", dada no atrito das pedras do solo (rochas calcarias) da região.
rocha calcária do solo em Chablis