Oie, hoje vim trazer um spoiler para vocês que me acompanham aqui e no meu Instagram @respira.mamãe, vejam que bacana o que eu acabei de ler em uma publicação no Instagram da Sociedade Rural de Londrina sobre a nossa famosa Expolondrina que acontecerá de 06 a 16 de abril, então fui buscar mais informações e trago aqui em primeira mão para vocês.
Como a Expolondrina é um grande evento da cidade, é importante também envolver em todo público e na necessidade da inclusão, pensando nisto, para despertar a atenção da sociedade a respeito do cuidado com pessoas especiais, este ano foi criado um espaço para provocar o debate sobre políticas públicas direcionadas a este público.
Eu conheço e apoio instituições que também atendem pessoas especiais como o projeto Autimizar, Clinica Aprender, Apae, entre outras instituições. Eu acredito que esse será um importante espaço na Expolondrina para ajudar nesta inclusão.
Estou muito feliz por ver na prática esse tema da inclusão sendo levado a sério, assim como já está acontecendo em alguns estádios de futebol pelo Brasil, como o Estádio do Café aqui em Londrina e sei que também tem um espaço de inclusão no belíssimo Couto Pereira do Coxa, meu time do coração.
Conversei com a assessoria para entender melhor e me disseram que a praça da inclusão criada foi dividida em três espaços e está localizada logo na entrada principal do Parque Ney Braga, contará com áreas para recepcionar pessoas com autismo, cadeirantes e outras necessidades especiais, além de um intérprete de libras e visitas guiadas para pessoas com deficiência visual.
Espaço do Amor
Aqui será destinado ao descanso e ao atendimento de pais atípicos – termo usado para se referir ao pai ou mãe que possui filhos com algum tipo de deficiência. No mesmo local, haverá profissionais do Hospital Universitário realizando atendimentos de auriculoterapia – acupuntura aplicada com sementes de mostarda, e de aromaterapia, uma técnica natural que usa o aroma liberado por óleos essenciais para estimular diferentes áreas do cérebro e tratar inúmeras condições de saúde. Um painel de bolhas composto por água será instalado no local para emitir simultaneamente uma iluminação colorida e vibrações.
Espaço da Inclusão
Este espaço foi pensando em servir como ponto de atendimento exclusivo a pessoas especiais, principalmente em situações de crise onde se faz necessária a aplicação de técnicas para acalmar esse público.
Espaço da Empatia.
Já aqui neste espaço foi preparado para os visitantes da ExpoLondrina poderão conhecer de perto as metodologias utilizadas no trabalho com pessoas especiais. Haverá jardim sensorial, piscina de bolinhas sensorial, tapete interativo, bonecos e brinquedos terapêuticos.
É importante lembrar que a Praça da Inclusão funcionará durante todos os dias do evento, das 9 às 22 horas, e é uma parceria entre Sociedade Rural do Paraná, Instituto Te Ajudo, Hospital Universitário e Sesc. É ou não é demais?! Então curta e compartilhe para que esta informação alcance o maior número possível de famílias.