Profissão Atitude

Vamos falar de beleza feminina

19 jul 2013 às 11:05

ABRAHAM SHAPIRO

Dove é o nome de uma linha de produtos de higiene pessoal e beleza, mais comumente lembrada no Brasil como a marca de um sabonete produzido pela Unilever. A marca abrange outros produtos entre xampus, condicionadores e hidratantes.


Durante a II Guerra Mundial o exército dos Estados Unidos utilizou uma fórmula diferente para tratar seus ferimentos. Esta fórmula deu origem a um sabonete que, em 1957, recebeu a pomba da paz como seu logotipo.


Trazida ao Brasil em 1992, a marca teve aceitação, e em pouco tempo fez do Brasil seu quinto maior mercado internacional.


Agora a Dove lançou o slogan "Você é muito mais bonita do que pensa", e está bombando nas redes sociais.


A empresa contratou um profissional forense com vários anos de experiência em desenhar o retrato falado de suspeitos para o FBI. Convidou algumas mulheres para descrever seu próprio rosto e expressão para este profissional, sem que ele olhasse para a face delas.


Após isto, o desenhista fazia outro retrato da mesma mulher, só que agora usando as impressões e descrições de um estranho que a tinha visto.


Sabe qual foi o resultado? Os desenhos feitos com as descrições dos estranhos mostraram um rosto muito mais bonito do que os descritos pelas próprias mulheres. Isto põe em cheque-mate a velha fama de que toda mulher é vaidosa!


Quanto se pensou serem elas a espécie mais "convencida" do planeta? A realidade não é bem essa. Sabe-se hoje que as mulheres sofrem com baixa autoestima, falta de aceitação do próprio corpo e outras mazelas cujo antídoto seria uma boa dose de amor-próprio.


A mulher prefere se odiar e tentar adequar-se a padrões estéticos a aceitar sua própria beleza natural – e que é única e exclusiva para cada indivíduo.


A pesquisa da Dove constatou que apenas 4% das mulheres em todo o mundo se consideram belas.


O anúncio da Dove é emocionante, e você poderá encontrar o link no meu blog http://www.profissaoatitude.com.br .


Finalizo com a assinatura da campanha: "A beleza é fonte de autoconfiança e não de ansiedade".


______________________________


Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473


Continue lendo