ABRAHAM SHAPIRO
Quantas vezes você acompanhou a implantação de um Sistema de Gestão – aquela
ferramenta também chamada de "ERP"? Eu nunca participei diretamente de uma, mas
acompanhei várias de perto. E aprendi muito.
Vi empresa demais pecando por acreditar que o sistema seria um "messias" e
resolveria todos os problemas. Triste ilusão. Mentira... a preço de ouro! Algumas quase
quebraram. Suas vendas, faturamento, produção e outras áreas simplesmente
desaparecerem do dia para a noite. Viram-se perdidas no meio da floresta, à noite,
sem mapa, sem lanterna ou nem bússola e atingidas por uma tempestade.
Vi outras que, devido a erros graves cometidos durante a implantação, sentiram-se tão
seguras em operar o dito sistema quanto meu advogado fazendo um transplante de
coração sob a mira de uma pistola.
Em um único caso eu vi o sistema ser aquilo para que foi inventado. Foi nas empresas
que atenderam ao pré-requisito de se organizar e envolver os funcionários no
processo de conhecimento e adaptação da ferramenta à realidade da organização.
Muito cuidado. O sucesso de um sistema de gestão não é competência exclusiva da
prestadora dos serviços de software. Exige a participação intensa do cliente em
nível muito elevado. Afinal, um sistema não faz outra coisa senão integrar todas as
áreas da organização em um ponto de convergência - um banco de dados.
Um caso real. Na ocasião de instalação de uma versão atualizada do software que já
operava uma empresa a que presto consultoria, eles criaram um comitê liderado por
um gestor específico, com o fim de envolver todo o staff na atualização. Foi um
sucesso.
Já em outra empresa, além dos prazos previstos excederem o absurdo de um ano, a
implantação foi dolorosa, e acabou consumindo quase outro ano para o pessoal
aprender a operá-lo. Mas ali o problema foi "raiva de planejamento". Eles odeiam
planejar. Passam períodos inteiros em reuniões inócuas porque preferem isto a
planejar uma pauta.
Quer acertar? Escolha primeiro um bom sistema. Tome referências da empresa
prestadora. Mas saiba que o sucesso não dependerá só disso, mas da boa vontade
sua e da sua equipe em arregaçar as mangas, pôr a mão na massa e suar muito.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473