ABRAHAM SHAPIRO
Profissionalização é o processo pelo qual uma organização familiar assume práticas
administrativas mais racionais, modernas e menos personalizadas.
Muitas empresas familiares são uma verdadeira vitrine de egos. As pessoas, com
diversos graus de parentesco, lutam o tempo todo para fazer prevalecer o seu ponto
de vista. Quando a perda de mercado ou outros prejuízos colocam em risco sua
continuidade, os familiares fazem uma trégua e, após algumas medidas de praxe –
como um acordo de sócios, por exemplo – caminham em direção à profissionalização.
Contratam dirigentes com prática que atuarão no meio da família. Com isso, ocorre a
substituição de formas de trabalho arcaicas ou patriarcais por um modelo profissional.
Não é fácil profissionalizar, pois, não depende só de vontade ou decisão. Há que se
obedecer a um protocolo evolutivo, não massificado e não apressado.
Foi este o erro cometido por uma empresa da região após os filhos assumirem o
comando e afastarem o pai da administração. Fizeram um Acordo de Sócios e
começaram a atuar. Após perderem significativa fatia de mercado por conta de mau
atendimento, queda na qualidade e um desejo voluptuoso de vender quantidade
independentemente da satisfação dos clientes, o diretor administrativo – e irmão mais
velho – resolveu contratar executivos de grandes empresas. Eles acreditavam em
milagres.
Três meses depois, a empresa tinha gerente até para abrir os portões da fábrica. Os
novos diretores começaram a promover uma guerra de nervos em seus funcionários
desafetos. O objetivo era eliminá-los para contratarem antigos colegas das empresas
de onde eles vinham.
A situação se arruinou. Um ano após, o "pai da criança" levantou empréstimos
impagáveis para implantar processos que só se viabilizarão se a reconquista do
mercado acontecer. Ele ainda sustentar o grave erro. Mas será complicado, enquanto o
cliente continuar sendo o que menos importa, os serviços horríveis e o atendimento
horroroso.
Profissionalizar é bom? Sim, é, desde que as regras sejam respeitadas.
Por enquanto, a assesoria de imprensa divulga que aquela empresa logo estará no
topo da lista das maiores e melhores. Eles só não dizem como. Continuam acreditando
em milagres.
Quem viver, verá!
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473