Artigo publicado no
jornal FOLHA DE LONDRINA, em 26/09/2011, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em
Empregos e Concursos
ABRAHAM SHAPIRO
Se eu lhe desse uma substância declaradamente nociva à saúde você a consumiria só
por acreditar que ela o deixa mais charmoso? E se em vez dessa eu oferecesse outra
composta por mais de 4.700 tóxicos?
Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, cigarros contêm 4.720 substâncias tóxicas.
Uma delas é a nicotina, responsável pela dependência física e psicológica que se
chama tabagismo. Mas também há arsênico e chumbo.
O vício do cigarro é uma toxicomania responsável por 30% das mortes por câncer no
Brasil, 90% das mortes por câncer do pulmão, 25% das mortes por doença
coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar crônica e 25% das mortes por
derrame cerebral.
No mundo há cerca de um bilhão e meio de fumantes. E apesar de muitos governos
fazerem campanhas contra o tabagismo, como no Brasil – onde cada maço de cigarros
traz advertências referentes aos riscos à saúde –, o consumo aumenta.
Um estudo indicou várias causas que contribuíram para isso. Uma das mais fortes é a
indústria cinematográfica. Estrelas do passado como Cary Grant, John Wayne, Gary
Cooper, Clark Gable e Betty Davis recebiam dinheiro dos fabricantes de cigarros para
promoverem o produto. Eles eram ícones entre os jovens da época.
No filme "Casablanca", Humphrey Bogart e quase todos os homens aparecem fumando
o filme todo. Os jovens que os idolatravam imitavam-nos em busca da sensação de
serem galãs, mesmo que somente através do vício do cigarro.
Se você pensa que os motivos porque as pessoas consomem coisas são lógicos, está
enganado. Elas compram porque creem em certas coisas. Ao descobrir em que elas
acreditam e contar-lhes uma história que associe seu produto a tais crenças, você
venderá tudo o que produzir.
A indústria do cigarro, das bebidas e das drogas faz isto. É o grande segredo da venda
– não importa se de coisas boas ou de qualquer forma de desgraça.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473