ABRAHAM SHAPIRO
Planos estratégicos fracassam numa frequência incrível. Já vi muitos bem elaborados e
cheios de detalhes realistas. Assim mesmo fracassaram. Por quê?
Antes, talvez devêssemos analisar as razões por que as organizações precisam de um
planejamento. Qualquer estudante de administração saberá dizer. Primeiro: para
garantir a sobrevivência. Segundo: para criar e fortalecer vantagens competitivas.
Terceiro: para obter retornos maiores que seus concorrentes.
Agora sim: por quê os planos estratégicos fracassam?
Ora. Um plano é como um mapa. E o mapa não é o território. É preciso ter a habilidade
de pô-lo em prática. E depois, ter flexibilidade. Os executivos planejadores são quase
sempre rígidos demais. Demoram ou não conseguem flexibilizar as soluções exigidas
pelas novas realidades de mercado. Eles não reagem à altura.
Planejar é uma coisa. Realizar é outra. É como ter intenção e agir. Quando se planeja
tem-se a impressão de que tudo dará certo. Mas aí, os vícios da empresa tornam-se
os obstáculos à realização do plano. Refiro-me aos feudos criados pelos diretores e
gerentes, do pensamento bitolado, da falta de interesse no cliente e na qualidade, e
de tudo aquilo que você conhece bem. Vamos incluir o despreparo dos colaboradores,
a ausência de treinamentos em toda a hierarquia. Geralmente só a cúpula sabe da
estratégia. Os colaboradores não ficam sabendo de nada, e por isso não assumem sua
parcela de responsabilidade individual na estratégia.
E como mudar este quadro? Fácil falar. Mas requer muito trabalho duro e suor. Sabe o
que? Comunicação interna intensa e treinamento do pessoal em vista da estratégia.
É isso!
Planos estratégicos são importantes, sim. Mas quando intocáveis ou incompreensíveis
não se sustentam. E a mais, não levarão a empresa a lugar algum. Custam um monte
de dinheiro, mas sem sabedoria e comprometimento não passarão de um desencargo
de consciência dos que os promovem.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473