Profissão Atitude

PALAVRAS REFLETIDAS, PESADAS E MEDIDAS

06 fev 2013 às 08:55

ABRAHAM SHAPIRO



Observe por si mesmo: muitas reuniões de trabalho são detestáveis? É por que sempre tem um que fala sem parar e não diz nada útil. O tempo passa, ninguém resolve o que é preciso e sai desapontado do encontro.


A prolixidade não deixa de ser uma modalidade de tortura psicológica.


Certa vez, dois vendedores chegaram a uma cidade. Um vendia joias e o outro bijuterias. As pessoas se aglomeraram em torno do vendedor de bijuterias, e não deram a mínima para o comerciante de joias. A razão? Bijuterias era o que as pessoas podiam comprar. Joias não.


Falar bonito, usar palavras difíceis, não é boa comunicação. É ilusão. Todo mundo quer clareza.


As pessoas terão interesse por tudo quanto forem capazes de entender. Se você falar com clareza, será fácil atingir o seu objetivo. Você falará em pouco tempo o que levaria horas de modo verborrágico. Lembre-se disso na hora de se comunicar.


Comece a dar às pessoas o benefício do entendimento, isto é, elas entenderão o que for dito com ideias objetivas e o devido cuidado. Toda pessoa que fala muito, provavelmente acha que os que a ouvem não compreenderão sua expressão, por isso, complementam sem parar seus pensamentos com novas palavras. Mas isto não é verdade. As pessoas que mais comunicaram transformações ao mundo falaram muito pouco, como Moisés, Sócrates, Jesus ou Maomé.


Organize os seus pensamentos antes de começar a falar. Ninguém pensa palavras, mas ideias. Refletir mais sobre as ideias que você irá comunicar é o que o ajudará a ter a clareza de que precisa. Deste modo, não se assuste se, na reunião desta semana, em vez de "ainda bem que essa droga acabou", você ouvir as pessoas dizendo: "Quando será a próxima?".


______________________ 





Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473

Continue lendo