Profissão Atitude

O QUE OCORRE NA FALTA DE FEEDBACK

22 jan 2012 às 11:51


ABRAHAM SHAPIRO


Tente ignorar uma criança. A princípio, ela pedirá sua atenção de modo positivo e leve.
Se você prosseguir ignorando-a, já já ouvirá barulho, choro ou gritos.




Isto não se aplica só a crianças. Observe o que ocorre com prisioneiros quando
confinados na solitária. Eles tornam-se capazes de qualquer coisa para sairem dali,
inclusive de melhorar seu comportamento por um tempo. Tudo para evitar uma
situação com pouco ou nenhum feedback.




Feedback é uma palavra que, em termos de administração, significa o procedimento
que provê uma pessoa de informação sobre o seu desempenho, conduta, ou ação que
ela tenha executado, com o objetivo de reorientar ou estimular comportamentos
futuros mais adequados.




Dar feedback não é uma simples gentileza. É uma necessidade. Qualquer feedback,
mesmo negativo, é melhor do que nenhum. No entanto, em muitas empresas a praxe
categórica dos gestores é não dar feedback a funcionário algum e em ocasião
nenhuma. 




Isto é péssimo, pois, o ser humano anseia por feedback honesto e sincero.




Pense naquela tradicional cena do marido já nervoso com o atraso da mulher que se
arruma para uma festa, quando ela aparece e lhe pergunta:




- E então? Este casaco fica bem em mim?




- Ficou ótimo, maravilhoso! – responde ele tentanto abreviar a conversa.




E ela conclui:




- Eu sabia que estou péssima. Não consigo achar outra coisa melhor para vestir!




Palavras paternalistas ou que simplesmente deem jeitinho na situação para que tudo
pareça bem não são feedbacks.




Aqueles gestores indiferentes têm grande dificuldade em conseguir que seus
funcionários  atinjam resultados. A razão? Falta  feedback.




E você sabe o que ocorre a uma pessoa que não recebe feedback? Sua mente
fabricará o seu próprio. Só há um detalhe. Geralmente um feedback autofabricado se
baseará nos piores medos ou receios da pessoa.




Não é por acaso que a falta de confiança e problemas de comunicação sejam os
maiores pontos fracos de quase todas empresas. 

______________________ 


Abraham Shapiro é
consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é:
simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473


Continue lendo