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O MODO ERRADO DE SE FAZER UMA CONVENÇÃO DE VENDAS

14 ago 2011 às 18:47

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ABRAHAM SHAPIRO

Há dois anos, dirigi um treinamento numa convenção de vendedores de uma empresa
de médio porte.


O evento foi grandioso e caro. Na porta de entrada e para onde se olhasse podia-se
ler: "Nós confiamos na nossa força de venda".

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Estaria tudo bem se aqueles vendedores não fossem uma das mais infelizes surpresas
que jamais vi antes. Meu objetivo consistia em capacitá-los para o combate à forte
concorrência com que se defrontariam nos meses seguintes. No entanto, faltava-lhes
condições mínimas. Eram despreparados, e só estavam ali para se divertir. Por
conseguinte, qualquer atividade de formação profissional que tomasse o lugar da
piscina ou das caipirinhas e boa comida seria uma genuína tortura chinesa.

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Quando iniciei meu trabalho, eles assumiram uma postura arrogante e convencida de
que prevaleceriam fácil no mercado.

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O treinamento foi chato. E não havia a menor chance de ser diferente.


A confiança proclamada pelos chefes os fez pensar que eram os "maiores e melhores".
Lembrei-me do gato frente a um espelho vendo a imagem de um leão. Ideais de
confiança empregados de modo insólito e meramente verbal são tão eficientes quanto
tônico para fazer crescer cabelo em um careca.

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É lamentável encontrar gestores estúpidos que não avaliam suas ideias
inconsequentes sobre pessoas não prontas. No médio prazo, se arrependerão de
terem perdido a oportunidade de um encontro mais sério. A equipe é inepta e
emocional.


Até alguns dias atrás, qualquer tolo vendia qualquer coisa. Claro. Todos compravam
tudo. Mas agora há uma incerteza rondando o país e o mundo. Crises surgem de
repente. E aí? Só fará venda quem souber vender. E isto não é intuição e nem simples
autoconfiança. É resultado de treinamento severo e prática correta.


Uma convenção de vendas em formato de festa merece, no máximo, uma palestrinha
leviana de boas gargalhadas. Conteúdo de alto nível é a praia de profissionais. É para
quem leva trabalho a sério!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473


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