Profissão Atitude

O MAL DOS SUPERVISORES

23 nov 2011 às 20:50


ABRAHAM SHAPIRO

A promoção de um profissional é sempre um momento bastante delicado para a
empresa. É quando ele já atingiu bons índices de competência na posição atual e
apresenta sinais de que dará certo em uma nova posição, mas ainda não reúne
competências e práticas suficientes.


É lógico que dedicação e estudo o ajudarão. Mas o difícil não é dedicar-se, nem
estudar. Difícil é ter humildade suficiente para que a promoção não destrua suas
potencialidades.


Daí a necessidade de as empresas fazerem um cuidadoso estudo de comportamento
do funcionário antes da promoção, buscando conhecer os riscos de insucesso no que
vem pela frente. Refiro-me a conhecer suas reais condições psicológicas para lidar com
o novo status. Muitos promovidos naufragam por acharem que se tornaram reis.
Foram grandes sujeitos no passado, mas agora, são déspotas. Vi outros que eram
trabalhadores esforçados, e hoje são vagabundos.


Ocorre um erro de interpretação. Pensam que funções mais elevadas no organograma
exigem menos esforço, escritório com ar condicionado, Internet o dia todo, e quanto a
resultados, basta esperar por suas equipes, pois, elas os trarão.


Um fato real. O vendedor promovido a supervisor não sabia sequer o que significa seu
novo cargo. Ao pé da letra, supervisor é "aquele que olha desde cima" – super: em
cima, visor: aquele que vê. Portanto, um supervisor de vendas é o profissional que
acompanha uma equipe de vendedores com o fim de organizar ações, apoiar, resolver
problemas urgentes e saber, a cada momento, tudo o que ocorre com esta equipe,
mesmo não podendo estar com todos ao mesmo tempo. Ele deve ter aptidão para
decidir com rapidez as potenciais perdas de negócios, e logicamente evitá-las.


Mas aquele supervisor leu gibis demais durante a infância. Ele se esqueceu de ser útil
aos seus subordinados e acabou demitido.


Se você é um supervisor ou almeja ocupar este cargo na sua empresa, lembre-se de
ser, antes, um bom "visor", e deixe para ser "super" somente depois de aprender o
que é servir. Este é o segredo do sucesso profissional desta função.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473


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