ABRAHAM SHAPIRO
O filme "Obrigado Por não Fumar", mostra como um lobista protegia com sua intensa
argumentação contra processos a indústria dos cigarros, e como influenciava as
pessoas sobre uma opinião favorável ao seu produto.
Muita gente não sabe que no começo do século XX as mulheres não consumiam
cigarros em público. Fumar era um tabu e as empresas de tabaco estavam perdendo
um grande mercado devido a este fato.
Foi um sobrinho de Freud, Edward Bernays, quem mudou isto. Usando conceitos da
psicanálise para manipular o inconsciente das mulheres e ganhar muito dinheiro,
Bernays prometeu a George Hill, presidente da American Tobacco Corporation,
transformar as mulheres em consumidoras ávidas de cigarro. E conseguiu.
A estratégia foi simples. O cigarro é um símbolo fálico e de poder masculino. Se Bernays
conseguisse conectar cigarros com a ideia de desafiar o poder masculino, então ele
poderia fazer as mulheres fumarem, de modo a terem seu próprio pênis.
Todo ano, a cidade de Nova Iorque tinha uma parada de Páscoa que atraía multidões.
Ali, Bernays convenceu um grupo de ricas debutantes a esconder cigarros em suas
roupas. Com seu sinal, elas deveriam fazer uma grande algazarra e acender os
cigarros. Ao mesmo tempo, Bernays chamou fotógrafos e jornalistas para presenciar a
cena, onde as debutantes acenderiam as "tochas da liberdade". Ele sabia que isso
geraria um debate público dividindo a nação.
Bernays criou a ideia de que se a mulher fumasse, ela seria mais poderosa e
independente. Isto persiste até hoje, embora cada vez mais homens e mulheres
desistam de fumar, pelo mal a que induz a saúde.
Consumir é atraente. É ótimo poder comprar coisas boas e de qualidade, vestir-se
bem, curtir um estilo de vida refinado, viajar e ter coisas. Mas há algo a que deve-se
ficar atento. Não desprezar nossa capacidade de decidir, e não deixar a mídia definir
nossa personalidade e hábitos de consumo.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473