ABRAHAM SHAPIRO
A disputa por profissionais qualificados no mercado está acirrada. Muitas empresas se
veem obrigadas a fazer "leilão" de ofertas para não perder suas peças-chaves.
Somente uma cultura empresarial forte pode evitar que a empresa acabe "refém" do
assédio da concorrência a seus funcionários. Para conseguir isto, o perfil da empresa
tem de ser bem definido. Remuneração competitiva é só uma vantagem. A retenção
deve ser baseada em outras estratégias, como: a distribuição de projetos que deem
visibilidade ao profissional e garantia de crescimento de longo prazo na carreira.
Um ambiente que priorize boa comunicação com os líderes e promova a confiança pode
ser mais eficaz na retenção do que aumentos de salário e promoções por força do
momento presente.
Estes fatores dependem muito da cultura. E encontrar e definir a própria cultura não é
fácil. Depende de valores reais e de líderes se responsabilizem por aplicá-los e reforçar
tais ideias. E estes líderes? Você os tem? Talvez nunca tenha sequer promovido um
treinamento de liderança em sua empresa!
Identifique os bons gerentes ou candidatos. Comece o seu processo de retenção por
eles. Em seguida, identifique outros que mereçam receber algum investimento. Ofereça
formação e aumentos salariais meritórios. Mas vá com calma. E lembre-se que as
oportunidades vão diminuir porque o mercado vai se desaquecer em algum momento.
Supere o fator financeiro. Dinheiro é importante, sim. As pessoas trabalham pela
remuneração. Mas ligue-se nas tantas pesquisas que mostram que as pessoas querem
se sentir satisfeitas com o trabalho. Se elas não estiverem, só salário não as retém.
Desafie os seus funcionários com oportunidades que contribuam para sua formação
geral. Invista em treinamento e desenvolvimento. E se nada disso funcionar, o melhor
mesmo é estar preparado para dizer: "Obrigado por tudo. Sentimos muito, mas chegou
a hora de você procurar emprego em outro lugar".
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473