ABRAHAM SHAPIRO
Os negócios daquela empresa iam bem. Certo dia, pararam de crescer. Em seguida,
começaram a cair. O proprietário me consultou. Em nosso encontro, ele se mostrou
preocupado. Eu perguntei como estavam seus investimentos em propaganda. Ele disse
que não faz anúncios durante a entresafra. Conhecendo a excelente qualidade de
seus serviços e gestão, mostrei que o raciocínio de não anunciar na baixa sazonalidade
é um erro que custa caro.
A Chandon, fabricante de espumantes nacional pertencente a um grupo de luxo
francês, decidiu encarar o ambicioso desafio de mudar hábitos de consumo dos
brasileiros.
Na tradicional terra da caipirinha e cerveja, a ideia é mostrar que espumante não é
sinônimo apenas de Ano Novo e formaturas, mas de toda comemoração.
Para ganhar mais adeptos da marca, a estratégia é ter campanhas o ano todo,
começando pelo verão.
Em 2007 eles lançaram o Chandon Bubble Bar, um bar móvel, decorado com o glamour
próprio da marca aliada ao clima descontraído que o verão pede: luz, listras e cores.
São montados em praias de alto padrão, como Jurerê Internacional. Este ano são 26
pontos em 10 estados e a duração foi estendida até o Carnaval, quando a empresa
participa de camarotes.
Com ações que fortalecem o consumo do produto em épocas não costumeiras, a marca
vai se fortalecendo e mudando hábitos. Isto se traduz em crescimento... e lucros. Esta
fórmula tem o poder de transformar qualquer vítima em protagonista.
Preveja um orçamento ininterrupto para publicidade. Fale com o cliente o ano todo,
mas não sem buscar a ajuda de uma agência. Uma indicação? A melhor de todas é a
que não está convencida de saber o que os seus consumidores querem, mas disposta
ao esforço de descobrir como fazê-los querer mais daquilo que você vende. Esta é
decente!
Cuidado com quem pensa saber tudo. Ninguém sabe tudo. É só efeito especial para
tomar dinheiro de tolos. Depois de tudo, não chegam a resultados. Então, eles
mostram o que fazem de melhor: produzir boas desculpas.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só
palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473