ABRAHAM SHAPIRO
Consumo é um campo de estudo comum tanto ao Marketing quanto à Economia. Tem
recebido uma grande leva de psicólogos que estudam o comportamento e os hábitos
mais importantes das pessoas na hora da compra.
Muitas das pesquisas realizadas por estes especialistas estão sendo divulgadas na
literatura técnica científica. Algumas são bastante curiosas e até simples, como a que
foi realizada em supermercados e mediu o acréscimo de 32% nas vendas de um
determinado item anunciado como: "Leve 4 por dois reais" sobre o mesmo produto a
R$ 0,50 cada, o que dá na mesma.
Eles descobriram que a técnica funciona com consumidores indecisos. E fica mais
poderosa se a loja estabelecer um limite de compra, tipo: "máximo 10 unidades por
cliente". Isso turbina as vendas mesmo sem nenhuma promoção real.
Quando alguém vai às compras sem ter ideia clara da quantidade a ser adquirida,
acaba fisgado pelas sugestões. É aí que entram as técnicas de marketing de que
quase todos os supermercados estão cheios. Naquele caso, mesmo que não leve 10
produtos, o número, incoscientemente, puxa para cima a avaliação de quantas
unidades a pessoa precisa.
Tudo bem. E daí? O que fazer para não cair nesse tipo de cilada? A proposta
importante, que resolve este problema bastante comum, é ressuscitar a velha e
eficiente lista de compras. E não deixe de incluir nela a quantidade necessária a ser
comprada de cada item. Evite decidir na hora quantas unidades levar. Você consegue
resultados muito favoráveis a você quando vai à loja já sabendo o que e quanto
comprar. Por exemplo: "Vou comprar 8 sabonenes".
Defina-se, e o seu dinheiro vai trabalhar a seu favor.
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Abraham Shapiro é
consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é:
simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473