ABRAHAM SHAPIRO
Quanto vale um cliente? Você já pensou? A resposta irá revelar seu verdadeiro talento para os negócios.
Você é inteligente, por isso, sabe que um cliente vale muito. Ele não vale apenas o dinheiro que traz para o seu caixa. Ele pode ajudar a sua empresa a crescer quando compra ou mesmo se não compra nada.
Clientes têm ideias.
Clientes têm sensibilidade e senso de comparação útil.
Pensa que eles não sabem o que querem? Você está enganado à décima potência. Pesquisas de todos os tipos comprovam que eles sabem.
Você conversa com os seus clientes? Sabia que eles podem gerar ideias inovadoras para a sua empresa? Sabia também que eles podem dar dicas incríveis sobre mudanças ou adaptações a produtos e serviços mais do que qualquer um dos seus engenheiros ou designers?
Outro ponto com que certamente você ainda não conta é que os clientes são mais confiáveis do que você mesmo. Eles são capazes de fazer marketing melhor do que todas as agências que você pode pagar ou do que todos os funcionários internos da sua empresa.
É fácil tomar posse deste benefício. Identifique os clientes que são fãs da sua marca. Ofereça a eles algum incentivo para atuarem como "divulgadores" da sua empresa ou produto. Você verá que cada cliente que um desses fãs conseguir, se transformará em um novo fã. Assim, a corrente de divulgação espontânea será poderosa e forte – bem mais potente do que propaganda em tv, rádio, Internet ou outra mídia.
Clientes satisfeitos são comprometidos com a marca ou o produto que os satisfaz. Eles estão dispostos a dar referências da empresa a seus amigos, parentes e colegas de trabalho.
Comece a falar e a usar o poder dos seus clientes. Esse é um tesouro precioso enterrado embaixo da cama onde talvez você tenha chorado pela falta de recursos para investir em propaganda.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473