Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 09/04/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.
ABRAHAM SHAPIRO
Carlos e Marcelo se entusiasmaram com os rendimentos da bolsa de valores. Notícias davam conta de que seria um ótimo negócio, por isso, procuraram por Alexandre, dono de uma corretora e membro de seu grupo de estudos na igreja. A ele confiaram toda as economias que ambos juntaram ao longo de anos.
Sobe, desce, desce sobe nas ações... ao final de cada mês, ambos conseguiam um interessante saldo positivo, o que os motivava a reinvestir mais e mais.
Certo dia, os dois amigos se encontram casualmente. Carlos estava pálido e atônito. Acabara de sair de uma reunião de investidores. Revelou ao amigo Marcelo o que soubera poucos minutos antes: Alexandre estava quebrado. Perdera todo seu patrimônio, e junto dele, o dinheiro de todos os investidores.
- "Estamos perdidos", disse Carlos, nervoso.
- "Não. Graças a Deus eu não estou", desabafou Marcelo. "Saquei todo o meu dinheiro há dez dias".
- "Como é possível? Você teve acesso a alguma informação privilegiada?" – reclamou o primeiro.
- "Nada disso" – respondeu Marcelo. "Simplesmente notei que Alexandre começou a ir mais vezes à igreja, e rezava com maior fervor. Entendi que seus negócios não iam bem e decidi me prevenir sacando tudo o que eu tinha investido em sua corretora".
Negócios e fé são duas coisas que quase todo mundo deseja juntar. Mas é preciso saber antes de tudo que a fé ajuda todo indivíduo pleno da consciência de que cabe a ele o esforço máximo para que tudo dê certo, e de que este esforço deve ser desempenhado com ética, justiça, qualidade e bem.
Procurei na Bíblia. Veja o que encontrei: "E Deus te abençoará em toda obra que as tuas mãos fizerem". Ou seja, na relação trabalho e fé as coisas funcionam de modo muito claro. Primeiro é preciso que o homem "faça" algo com as suas mãos para que, depois, receba a bênção dos Céus.
Fazer de qualquer jeito e rezar quando tudo vai mal é tão eficaz quanto apagar um incêndio com gasolina.
Acho que continua válido aquele velho ditado que diz: "Deus ajuda a quem cedo madruga".
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473