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DISCRIÇÃO: GUARDAR SEGREDOS DO CLIENTE

28 ago 2011 às 10:50


ABRAHAM SHAPIRO

Relacionamento é a base dos negócios nos dias de hoje. Meu amigo José Roberto
Gonçalves, um importante supervisor de vendas de uma empresa de insumos agrícolas,
vive com convicção a realidade de que fidelizar clientes já não depende tanto mais de
produto quanto de relacionamento.


Muita gente sabe e pratica isso. Mas esquecem de que "relacionamento" requer
cuidados rígidos. No piar dos pintos, em negócios, cada palavra precisa ser pensada,
medida e pesada, se não complica!


Veja o que aconteceu recentemente numa festa. Marido e mulher, proprietários de uma
concessionária de veículos de luxo, encontram-se com um casal de bons clientes. As
esposas se separam num canto, e uma pergunta à outra: "E então? Você gostou do
carro que seu marido lhe comprou?"


Surpresa, a senhora devolve à comerciante:


- "Carro? Que carro? Eu continuo com o mesmo."


- "Estou falando daquele modelo esporte vermelho." – responde a primeira.


A cliente, desconsertada, diz:


- "Não. Ele ainda não me deu".


Para arrematar, a comerciante então replica:


- "Mas isto foi há três meses!".


Bem. Como você percebe, o diálogo imprudente iniciado por uma mulher que acredita
em relacionamento como base de bons negócios acaba de pôr o tal marido em maus
lençóis. Mas até aí a coisa não seria tão azarada quanto prosseguiu. As duas, em clima
patético, caminham juntas, em silêncio, na direção dos maridos. Quando se juntam a
eles, o dono da concessionária é quem agora pergunta à esposa do cliente, diante de
seu marido:


- "E então, Lurdinha. O que achou do novo conversível vermelho que Otávio lhe
comprou?"


Qual é a lição? Se você trabalha com "gente" deve aprender a guardar segredos. Isto
se chama discrição. Não suponha coisas. Nem sempre os clientes compram para
finalidades óbvias ou concordantes com o que você imagina. Lembre-se: você está aí
para vender, e não para julgar. Por isso, cale a boca, e não complique a vida de
ninguém.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473


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