ABRAHAM SHAPIRO
"Por que fazemos o que fazemos? Por que fazemos da forma como fazemos?"
Estas duas perguntas devem ser feitas em cada empresa. Elas permitem avaliar
parâmetros importantes de desempenho como custos, qualidade e atendimento.
Mas se você julga que as respostas são muitas e variadas, esqueça. Quer mesmo
saber o que respondem quase todos os que são questionados? Faça você mesmo o
teste. Ao perguntar a qualquer funcionário: "Por que você faz isso?" e "Por que faz
desta forma?", a resposta que invariavelmente ele dará é: "Porque sempre foi feito
assim!"
Mudar qualquer coisa numa empresa exige certa dose de radicalismo porque requer o
abandono de métodos e práticas enraizados.
Na vida é difícil mudar hábitos! Como não será a mudança das práticas dentro das
empresas as quais, mais que hábitos, muitas vezes são vícios?
A bem da verdade, o grande obstáculo para se promover mudanças em busca de maior
e melhor desempenho na empresa são os próprios empresários, e nem tanto os
funcionários. É que a maioria dos homens de negócios não é orientada para
processos. Eles se concentram em tarefas, cargos, pessoas, estruturas, porém, não em
processos.
Aquele que se orienta para processos, além de preocupar-se com resultados, estará
igualmente voltado a avaliar "como as tarefas são realizadas". Ele buscará conhecer a
opinião e a satisfação de clientes, e a partir disso, terá ideias claras sobre a atual
qualidade de seus produtos e serviços, assim como sobre o futuro.
Sejamos práticos. Se você espera de sua empresa o que consultor algum jamais
conseguiu e o que nenhum dos seus funcionários é capaz de fazer, comece a se
perguntar: "Por que fazemos o que fazemos?" e "Por que fazemos da forma como
fazemos?".
Esta experiência, esteja certo, é como plantar aspargos. Você sabe que deveria ter
começado no mínimo três anos atrás.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473