ABRAHAM SHAPIRO
Localização, localização... este é o mantra repetido por quem pretende abrir um
negócio próprio ou inaugurar uma filial, incluindo pequenos empreendedores.
Como um empresário pode descobrir o que torna um ponto ideal para abrir sua
empresa?
‘Conhece-te a ti mesmo’ é a máxima que pode também ser aplicada pelo homem de
negócios em busca do espaço comercial desejado. Como? Identificando exatamente
suas necessidades, o público que pretende atingir e se esses potenciais consumidores
estão no raio de ação do futuro endereço comercial.
A localização ideal depende diretamente do tipo de produto e da forma como as
pessoas compram esse produto.
Mas cuidado. Isto não significa necessariamente que o negócio deva estar situado na
principal avenida do bairro ou na mais movimentada. O entorno de um corredor
comercial muitas vezes funciona bem para pequenos negócios, com menor poder
financeiro para bancar o melhor ponto. Tudo depende do tipo de negócio.
Uma loja de atacado pode estar em uma área mais afastada, já que, quanto mais
longe, mais barata é a locação. E preços nesse tipo de negócio são um fator essencial.
O acesso deve ser relativamente fácil, de transporte público ou de carro, dependendo
do público-alvo, afinal, este fator é responsável por 50% do sucesso de um negócio no
varejo. Os outros 50% são a gestão. Apesar de ser uma recomendação básica, muitos
empresários ainda não sabem gerir seus negócios do modo correto. Erram por não
saberem o que e para quem desejam vender.
Quanto à concorrência, é recomendável que haja outras lojas próximas para atrair mais
consumidores, desde que não estejam focadas exatamente no mesmo nicho.
No entanto, evite entrar em qualquer negócio sem o mínimo necessário de capacitação.
Não há sorte no universo capaz de lhe fazer dar certo sem algumas habilidades,
aptidões e competências. Só por milagre. Mas este não é um assunto de que tratamos
neste boletim.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473