Profissão Atitude

COMPLACÊNCIA

25 set 2011 às 19:59


ABRAHAM SHAPIRO

- "Não aguento mais" – disse o gerente. "Essa equipe está me matando. Tive até que
demitir alguns!"


Expressões como esta transmitem a idéia de que o gestor está esgotado e cansou-se
de dar "oportunidades" à sua equipe. E por causa disso, ele então demite.


Ou ele é bom e deixa todo mundo montar cavalo em suas costas, ou transforma-se
num carrasco que corta cabeças. Isto é ser gerente?


Conheça a palavra complacência. Complacente é a pessoa que está habitualmente
disposta a corresponder aos desejos ou gostos de outrem com a intenção de ser-lhe
agradável.


Imagine um gerente que contrata pessoas para uma equipe de trabalho. Ele acredita
que sendo bonzinho seus funcionários corresponderão aos objetivos. Por isso, ele
permite, concede e facilita coisas. Sua equipe aprende que todos são compadres e
comadres entre si.


No dia em que o gerente precisa fazer de um esforço a mais, as pessoas se sentem na
liberdade de dizer o que pensam, e nem todos estarão dispostos a dar tudo de si.
Então ele esbraveja, grita, e vai de 0 a 120 km/h em poucos segundos. É assim que se
gerencia?


Se estabelecesse regras claras aos funcionário, proporcionasse meios para que
soubessem "o que fazer", "como" e "quando fazer" – segundo os padrões de
eficiência da empresa – então desempenharia seu real papel, o que nada tem a ver
com "ser bom" ou "mau". Ninguém precisa ser bom para ter uma equipe eficaz. É
preciso ser correto e objetivo.


Deixar passar erros dos subordinados a fim de parecer-se bom gerente é semear
problemas que se tornarão obstáculos instransporníveis ali na frente.


Não se preocupe em ser bom. Seja correto e profissional. Isso é tudo de que sua
empresa realmente precisa!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473


Continue lendo