ABRAHAM SHAPIRO
Você sabe fazer mímica? Contar piadas? Tocar um instrumento? Ótimo. Conhecimentos e habilidades extras ajudam muito a construir uma carreira profissional.
Talvez você tenha um dom particular e até goste de exibir seu talento diante de uma audiência em festinhas da empresa. Isto pode ser bom e reafirmar a idéia de que ninguém deve prender-se ao trabalho. Algum lazer ajuda muito.
Os brasileiros são naturalmente calorosos. No entanto, em ambientes de descontração entre colegas de trabalho, muita gente confunde alegria com irreverência, e toma para si a liberdade de usar maliciosamente o nome de pessoas, seus traços de personalidade ou convicções para fazer brincadeiras que invariavelmente terminam como atitudes de mau gosto.
Tome cuidado com a sua língua.
Jamais use o seu chefe como centro de assunto com colegas de trabalho - seja para críticas ou para piadas.
Não há dúvida de que todos irão rir ou aprender a divulgar as críticas que você teceu. Isto fará você achar que está sob as luzes do espetáculo, além de parecer agradável e boa praça. Mas as palavras voam. Às vezes, elas propagam-se à velocidade da luz. Alguém – que você jamais saberá quem é – informará a todos os ausentes tudo o que se passa, com um grau de detalhe que só perde para a reportagem de morte e enterro do papa. E como consequência, nenhum executivo irá gostar de saber que foi o centro de uma piadinha ou crítica interna feita por você. Se isto acontecer, espere pela ira dos deuses. E ela é letal.
Não queira divertir todo mundo, pois não é esta a sua função. Cuide da sua língua. Ria. Divirta-se muito. Você merece. Porém, jamais fale da vida dos outros. Saiba que no meio de toda plateia que vibra, aplaude e ri escondem-se "alguns" que torcem o tempo todo para ver você chorar.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473