Profissão Atitude

COLETE DADOS REAIS

15 jan 2012 às 15:42


ABRAHAM SHAPIRO


Você pode ter excelentes ideias. Mas sem respaldo, elas não emplacam.




Um executivo que conheço ficou encarregado da área de produção de sua empresa.
Nada ia bem. Atrasos já eram normais. Problemas de qualidade, incontroláveis.




O que fez ele? Implantou uma pesquisa de satisfação de clientes. Durante um mês,
levantou uma brochura de comentários negativos. De posse destes dados, ele
apresentou suas constatações à sua equipe e desafiou-a a trabalhar para melhoria
dos serviços. O grupo criou um projeto de entrega dentro do prazo combinado.
Nenhum atraso seria tolerado.




Na primeira semana, os pedidos foram tratados como um paciente na U.T.I. de um bom
hospital. Deu tudo certo. Os prazos foram cumpridos e os resultados foram anunciados
para todos os funcionários. A maioria fez chacota da situação e espalhou comentários
maldosos como: "Até que enfim, eles entregaram no prazo".


Mas a equipe de produção não se abalou e manteve-se firme em seu propósito. Três
meses depois, as piadas pararam. 




O pessoal de vendas – que vivia maldizendo a produção – passou a manifestar o
respeito devido. Aquele departamento deixou de ser uma área problemática e tornou-
se o ponto forte por excelência da companhia. Entregar no prazo passou a ser uma
vantagem competitiva.




A pesquisa de satisfação se tornou hoje uma ferramenta de importância dentro da
empresa, pois respalda situações muitas vezes bem percebidas pelos líderes, porém,
difíceis de ser defendidas sem comprovação. A pesquisa de satisfação é a melhor e a
mais completa das provas.




Dados concretos são uma boa base para um aprimoramento sistemático. Não só para
empresas. Também para a carreira profissional. Monitorando necessidades e aspectos
práticos do próprio trabalho – ou da companhia –, é possível determinar quando faz
sentido iniciar uma mudança.




Busque dados relevantes sobre situações recorrentes, como tempo gasto, desvios,
pedidos especiais, andamento da produção versus meta, etc, e tudo será mais fácil
para você. Sim, pois contra fatos não há argumentos.

______________________ 


Abraham Shapiro é
consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é:
simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473


Continue lendo