ABRAHAM SHAPIRO
Um cliente problemático pode custar muito dinheiro à empresa. Muitos pensam em
descartá-lo. Mas, talvez esta não seja a melhor saída para remediar o
problema.
Descartar clientes pode ter impacto negativo sobre vários públicos, como: funcionários
e o restante da clientela. Estes começam a se perguntar se serão os próximos a serem
descartados.
Nesses tempos de loucura na economia, as empresas veem-se sob a contingência de
vender, vender e vender. Não se preocupam com qualidade, nem com prazos de
entrega e não estão nem aí com os serviços. Usam argumentos para realizar a venda e
vencer a concorrência. Mas na hora de cumprir o contrato moral, salve-se quem puder.
Os gerentes veem seus problemas se multiplicando, perdem o controle da gestão, e
aparecem as crises internas. O cenário tende a ser catastrófico. Muitos deles acionam o
botão do "dane-se" no painel de controle, e depois disso quem paga o pato é o cliente.
Empresa nenhuma pode se dar ao luxo de desperdiçar sua base de clientes.Devem,
antes, estabelecer estratégias próprias para cada segmento de cliente, inclusive os
problemáticos.
Só agindo desta forma é possível manter e valorizar investimentos de longos anos.
Abandonar o cliente não é a saída, em hipótese alguma. Melhor será não aumentar
tanto a produção e as vendas a fim de atender satisfatoriamente todos os clientes.
Ampliar mercado em meio a riscos elevados de perda pode ser suicídio.
Faça tudo pela qualidade. Faça o possível para manter a base de clientes e cumpra
com os seus acordos e contratos. Isso é tudo de bom. É o patrimônio real da sua
empresa.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473