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A FORÇA DO MARKETING BOCA A BOCA

05 set 2011 às 17:19

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ABRAHAM SHAPIRO

A Nintendo, há poucos anos, promoveu o lançamento do seu mais recente console
para videogames adotando uma ação que poderia parecer banida do século XXI. A
fabricante japonesa resolveu recrutar e treinar mães de diversas partes dos Estados
Unidos para convencer o seu círculo de amizades de que a nova engenhoca era nada
mais que o divertimento ideal para a família.


Os resultados de vendas acabaram sendo um grande sucesso, a baixíssimos custos.

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A Nintendo entrou para o clube dos que adotam a propaganda boca a boca como
ferramenta institucional de marketing. Por isso esteve e continua em crescimento
acelerado com visão fixa no ano de 2012, quando lançará o Big N, um console
revolucionário de games.

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Mas a Nintendo não está sozinha neste recurso de marketing. Fazem companhia a ela
a Nestlé, a Sony, Philips e muitas outras.

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Os especialistas dizem que a propaganda boca a boca potencializa as demais
modalidades de comunicação. Aliás, uma febre mercadológica mundial recente ganhou
até nome. Trata-se do Marketing Boca-a-boca 2.0, uma ferramenta singela e simples.


Veja como a Nintendo atuou.

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O primeiro passo foi a seleção de voluntários. São freelancers convocados para a
divulgação dos produtos da empresa. Na seleção, as mulheres norteamericanas -
especialmente as mães - levaram vantagem, por causa de sua rede de contatos nas
escolas e demais atividades dos filhos, além dos colegas de trabalho.


Os voluntários foram remunerados de acordo com um formulário que preencheram. O
voluntário que trapaceasse era imediatamente descartado, pois o monitoramento das
atividades era feito em tempo real por agentes de confiança espalhados em todo o
país.

Agora pense bem em relação aos seus negócios. Certas coisas não morrem nunca. O
discurso que sai da boca de um cliente satisfeito continua sendo um ganho poderoso.
As grandes empresas sabem e não se esquecem disso jamais.
______________________ 


Abraham Shapiro é
consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é:
simplicidade. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


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