Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

A EFICIÊNCIA DO E-MAIL MARKETING

11 jun 2013 às 08:51

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

ABRAHAM SHAPIRO

Tenho observado empresários inteligentes acreditarem demais e perigosamente numa ferramenta de comunicação que não é tudo o que pensam. O lado duvidoso disto é o radicalismo de achar que, por parecer de baixo custo, ela seja a solução ideal para todas as estratégias. Estou falando do e-mail marketing.
Vamos deixar claro alguns pontos sobre e-mails:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


-Muita gente em empresas no Brasil e no mundo não lê e-mails

Leia mais:

Imagem de destaque

Bom humor e negócios combinam?

Imagem de destaque

Diga NÃO à manipulação de pessoas

Imagem de destaque

O único modo correto de corrigir erros e falhas

Imagem de destaque

Esquenta ou esfria? Só depende de onde você vê


-Um e-mail não substitui propaganda de nenhum tipo.

Publicidade


-O e-mail pode ser um apoio à comunicação, porém, jamais a peça única e suficiente de uma campanha de comunicação.


-Nos Estados Unidos, na Europa e no Japão o comportamento do internauta em relação ao e-mail é diferente do Brasil. Portanto, livros traduzidos que exaltam a eficácia desta ferramenta devem ser considerados com a devida cautela.

Publicidade


Já tive oportunidade de testar o envio de e-mails para muitos públicos diferentes. São poucos os que abrem e leem mensagens de quem não conhecem. Menos ainda os que atendem a convites da mensagem como: "clique e acesse".... "visite a nossa página...." etc.


Se você tiver uma lista de e-mails e contratar uma empresa competente na prestação do serviço de dispará-los um a um contendo um recado de negócio, ao cumprir a tarefa, a empresa lhe enviará um relatório contendo as taxas de entregabilidade e os índices da abertura das mensagens. É provável que você fique decepcionado com o que constará neste relatório.

Publicidade


E-mail não é um meio efetivo e eficiente de se estabelecer o relacionamento e a interação entre marcas e consumidores. Por enquanto, pelo menos, não é. Está provado.


Eu ainda acredito mais em cartas mandadas pelo correio.


Peço apenas a sua gentileza de não confundir-se com as minhas colocações. Eu não estou afirmando que o e-mail marketing deva ser desprezado como forma de comunicação. Digo, sim, que deve ser bem conhecida a realidade do público com quem você irá se comunicar e que o e-mail não substitui a propaganda, de modo algum. E-mail ainda é só um item – e ao que tudo indica raquítico – em atingir determinados públicos. É isso!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: [email protected] ou (43) 8814 1473


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo