ABRAHAM SHAPIRO
Numa época de crise econômica mundial, como agora, os empresários de visão estão
solidificando seus negócios. Um empresário com muito, mas muito dinheiro, perguntou-
me como poderia se diferenciar de seus concorrentes. Eu lhe falei que quase todos os
vendedores se enganam em acreditar que seus produtos são os melhores, e que cada
cliente perceberá isto. É um equívoco.
Portanto, o primeiro diferenciador chave é o pensamento e o comportamento do
próprio vendedor.
Um vendedor pode se diferenciar dos demais pelas perguntas que faz, pelas ideias que
transmite durante a apresentação do produto ou serviço que vende, e pela forma de
se comunicar.
Você atua em vendas? Entenda que você se diferencia dos demais sendo mais
preparado. E a lista de tarefas tem outros itens. Você pode ser mais envolvente,
fazendo perguntas melhores. Faça tudo para não agir ou fazer coisas que demonstrem
ser você mais um carneiro do rebanho. Veja para onde a manda vai e percorra o
caminho contrário.
Ofereça valores perceptíveis ao seu cliente – ideias práticas e úteis, que resolvam
problemas reais. E entusiasme-se em trabalhar duro. O descanso é uma recompensa
pelo cansaço.
A realidade é que os produtos são basicamente iguais, as empresas são consideradas
iguais, e os vendedores são também considerados iguais. E não são?
Quem quiser fazer diferença, deve pensar, falar e questionar diferente. Treinar em
apresentações e em descubrir quais problemas os clientes têm?
Você é admirável? É bom no que faz? Não é perguntando à sua mãe que terá as
melhores respostas a essas questões. Comece tomando pé de que o diferencial maior
de todos tem que ser você!
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua
filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos:
[email protected] ou (43) 8814 1473