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4 PASSOS EFICAZES PARA APOIAR A SUA EQUIPE

18 abr 2012 às 09:47

ABRAHAM SHAPIRO

A condição de gestor dentro de uma empresa requer mais do que emitir orientações. Um gestor deve conduzir sua equipe de forma a apoiá-la para conseguir resultados coletivos e individuais. Isto já foi falado.


Mas o que não fica claro e confunde muitos gerentes na hora "H" é "como apoiar na prática"? Um aperto de mão basta? Um voto de boa sorte? Um tapinha nas costas?
É óbvio que não. Mesmo sabendo que um aperto de mãos sincero é importante e faz toda diferença.


Apoiar é prestar auxílio, é ajudar. Trata-se de uma etapa efetiva no processo de fortalecimento de uma relação e, por isso é crucial que seja feita com inteligência e definição.


Darei aqui quatro dicas simples que, pelas vezes que já as vi funcionar, deixam-me encorajado a compartilhá-las.


Suponha que você seja gestor de vendas de uma indústria e, neste momento, está frente a um supervisor regional que sairá em visita a um grupo de representantes. O apoio de que ele necessita pode começar por uma pergunta: "Está claro pra você o que fará nesta viagem?" Avalie e ajude-o a encontrar a verdadeira missão a ser cumprida na ação que ele irá desempenhar.


Em seguida, pergunte: "O que você espera alcançar?". Leve em conta, agora, a visão particular que ele tem da área em si, dos clientes e dos representantes. Por esta questão você avalia "se ele está" e "quanto está" engajado nos objetivos da viagem.


Em terceiro lugar, firme a sua posição de gestor e faça uma nova pergunta a ele: "Quais problemas você calcula que irá enfrentar nesta visita?" Deixe-o falar livremente e enumerar os possíveis obstáculos. Trate dos que forem reais. Elimine os que forem imaginários, mas não sem antes escutar tudo o que o seu supervisor vê.


Finalmente, é chegada a hora de você colocar-se na sua real condição de líder. Pergunte: "O que eu posso fazer para lhe ajudar?". Ouça bem, e auxilie naquilo que for necessidade real.


Estas quatro questões profundas e abertas permitem a você manter um diálogo conciso, prático de valor.


Acostume-se a dar apoio, e em breve você terá uma fila de pessoas querendo trabalhar com



O QUE FAZER APÓS DAR APOIO AO SEU FUNCIONÁRIO?


Um líder precisa dar apoio aos seus subordinados.


Muito bem. Os 4 Passos realmente funcionam. Posso garantir. Entretanto, uma ressalva precisa ser feita. E ela é muito importante. Preste atenção. Oferecer apoio não significa desempenhar o trabalho que compete ao seu colaborador. Cuidado com isto. Você jamais deve fazer por ele o que somente ele tem de fazer. É ponto definitivo. Apoiar é sinônimo de ajudar, disponibilizar recursos extras para fortalecer uma determinada ação em que o seu funcionário pode vir a ter dificuldade. Não significa livrá-lo de enfrentar as dificuldades que só a ele cabem superar.


Vamos seguir adiante. O colaborador já executou a tarefa sobre a qual você o apoiou. O que fazer agora, quando ele retorna com os resultados? É hora de avaliação.
Verifique se ele conseguiu os resultados que planejava alcançar. Se sim, mensure, ou seja, saiba objetivamente que sucesso foi este. Se não, calcule - também objetivamente - quanto ficou distante do alvo calculado.


Em seguida, averigúe se os problemas que ele imaginava encontrar realmente surgiram. Novamente: avalie o acerto ou erro de sua previsão.


Por fim, mensure quanto o seu apoio foi efetivo em ajudá-lo.


Estas avaliações são fundamentais para você saber quanto o seu colaborador está conseguindo planejar e pôr em prática as ações.


Se as visões que ele tem correspondem com frequência ao que estabelece, cabe a você reconhecer seu sucesso e garantir que ele progrida em sua carreira.


Caso você constate ser ele um míope, treine-o, desenvolva-o e verifique se sua visão evolui. Caso nada mude, mude-o, isto é, substitua-o. Ele não é seu filho para que você o suporte pelo resto da vida. Há outros profissionais no mercado em quem vale investir para se conseguir uma equipe de campeões.


Não gaste energia demais com quem não responde a estímulos positivos de treinamento e desenvolvimento humano.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473


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