The Messenger, título original de "Eu sou o Mensageiro", é um livro de Marcus Zusak, autor australiano do aclamado "A menina que roubava livros", que já vendeu mais de 180 mil exemplares, só no Brasil.
Ed Kenned é o personagem principal desse suspense incomum. Logo no início da história ele se apresenta: "Meu nome completo é Ed Kenned. Sou taxista, tenho 19 anos. Não sou nada diferente dos outros jovens daqui destes subúrbios – não tenho muitos planos pro futuro, e as possibilidades são poucas. Tirando isso, leio mais livros do que deveria, sou um zero à esquerda na cama e não entendo nada de imposto de renda. Prazer".
Sentindo-se fracassado, com apenas 19 anos, Ed retrata a vida moderna e sofrida de muitas pessoas. Mora em uma casinha da periferia com um cachorro fedorento. Apesar de quase ninguém aguentar o cheiro, seus amigos o visitam com frequência.
O pai morreu de tanto beber e a mãe é uma amarga senhora que reclama de tudo. O hobby de Ed é jogar cartas na varanda de casa com seus fiéis companheiros, Marv, Ritchie e Audrey. Nessas horas ele consegue se distrair de sua vidinha pacata e sem sentido.
Certo dia, sem entender muito bem porque, Ed impede um assalto a banco. Por algumas horas o insignificante personagem vira herói. É nesse momento que a vida de Ed começa a tomar outro rumo. Dias depois do acontecimento, ele recebe pelo correio uma carta de baralho contendo três endereços, e só. Intrigado, Ed se envolve em histórias que nunca imaginou participar. Ele percebe que finalmente tem a oportunidade de ser alguém, de fazer alguma diferença.
O livro é um suspense envolvente e intrigante, narrado em primeira pessoa. Uma história sobre amizade e coragem, que prende a atenção do leitor até a última página. O final é surpreendente e traz uma mensagem de reflexão. Não é apenas um livro para entreter, e sim para pensar.
Marcus Zusak consegue mostrar que é um autor versátil, escrevendo livros tão diferentes, mas, que emocionam da mesma maneira.