Em ano de Copa do Mundo de futebol, nada melhor do indicar um filme que tem tudo a ver com isso. Aliás, este foi o grande trunfo da África na candidatura à sede do evento. O longa acompanha o período em que Madiba sai da prisão em 1990, torna-se presidente em 1994 e os anos subsequentes, até a Copa do mundo de Rúgbi, na África.
Invictus conta a história do fim do Apartheid, e da união entre negros e brancos por meio do esporte. O responsável por isso foi o ídolo do país (e do mundo!) Nelson Mandela, que é maravilhosamente retratado por Morgan Freeman.
Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.
É um filme muito interessante e com certeza vale a pena assistir! Ele mostra o quanto as pessoas tem que aprender uns com os outros. Enquanto o ser humano pensar que a cor da pele, o status social são fatores determinantes para o convívio social, eles nunca encontrarão paz.
"Não importa o quão estreito seja o portão e quão repleta de castigos seja a sentença, eu sou o dono do meu destino, eu sou o capitão da minha alma". (Willian E. Henley por Nelson Mandela)