Como comentei em meu primeiro post, vou sempre abordar aqui a importância das atitudes que tomamos para o desenvolvimento de nossas carreiras. Para me ajudar desta vez, recorrerei a alguns ensinamentos que tive com a minha avó Geny e que trago até hoje em meu dia a dia de trabalho.
Desde pequeno sempre vi minha avó trabalhando muito, muito mesmo, e quando eu tinha por volta de 11 anos, junto com meus primos e irmãos, comecei a ajudá-la em algumas tarefas.
O pequeno negócio que minha avó tinha em casa, consistia em cozinhar refeições para o almoço e entregar para pessoas que trabalhavam em empresas da vizinhança .Eram as "quentinhas", como são conhecidas no Rio. Pois bem, por um tempo, eu fui o entregador das refeições nos escritórios dos clientes ( ou fregueses como ela costumava falar) .
Nessa época, mesmo sem saber, tive o meu primeiro contato com o mercado de trabalho. Hoje, pensando sobre todo esse passado, tenho consciência de que era um prestador de serviços.
A tarefa que recebia de minha avó era simples, mas de extrema importância. Ir a empresa dos clientes e entregar a quentinha a cada um. Embora o cardápio fosse único no dia, minha avó fazia um negócio meio personalizado, então , as quentinhas eram nominais por conta das preferências de cada um e ordenadas por andares do prédio, que eram 10 e eu fazia tudo de escada. Lembro-me bem que havia uma cliente que pedia pouco feijão, outro que queria marmita lotada e outro que pagava na hora.
Trazendo ao presente, apendi várias coisas dessa época que uso em meu dia a dia até hoje.
Uma delas é a de Assumir a Responsabilidade. Me apropriar dos meus erros e acertos, saber que quando algo é confiado a mim sou eu o dono daquilo e tenho que fazer. Aprendi que o primeiro passo para se conquistar mais responsabilidades é comprovando que se pode assumir a responsabilidade que lhe foi delegada. Aprendi que temos que dar nosso melhor em todas as situações, independente da função que temos, mesmo as mais simples, pois todas elas têm um papel importante para o objetivo maior .
Aprendi também que, como Prestadores de Serviços, temos primeiro que entender as necessidades dos clientes para que depois possamos atendê-las , sermos bons ouvintes, termos empatia, se prometemos algo entregarmos o prometido e, o mais importante, entendermos que os clientes são pessoas e, como tal, são bem diferentes.
Outro grande aprendizado dessa época foi sobre ter um Propósito para o trabalho . Eu tinha claramente a visão de que se eu não fizesse o meu trabalho bem feito, que era sair da escola , ir direto para casa, sem atrasos , pegar a caixa com as quentinhas(40 em cada uma em média) , levar aos clientes, algumas vezes , fazendo várias viagens e somente depois sentar em casa para almoçar, minha avó teria problema com o negócio dela. E se ela tivesse problemas, todos nós teríamos também, pois sabíamos que dependíamos disso para que a comida de todos os dias chegasse até a nossa mesa.
Minha avó era uma pessoa com pouco estudo, mas muito sábia, sabia bem como comunicar um propósito maior , e todos nós entendíamos e trabalhávamos muito engajados .
Ela foi minha primeira gestora e talvez tenha sido com a que mais aprendi. Nessa pequena história sobre minha avó, eu pude me relembrar de três grandes aprendizados ; O de "Assumir Responsabilidades" , o da "Prestação de Serviços" e o da importância de um "Propósito" .
Ela foi a líder que mais admirei , mesmo tendo eu aprendido a maioria de suas lições há décadas...