Oficina Londrina

Na chuva de moto: dicas para uma pilotagem segura (frenagem)

30 out 2017 às 17:01

Juntamente com a primavera e na chegada do verão, sempre vem nos finais de tarde aquela chuva. Quem usa moto para ir e voltar do trabalho sabe bem os riscos que se corre nessas situações, principalmente em horários de pico. Por isso, hoje vamos falar sobre pilotagem segura em dias chuvosos.

No post de hoje, falaremos exclusivamente sobre o uso dos freios.


A pilotagem e a forma de frear em um dia de chuva são bem diferentes do que em um dia normal. E isso muda também conforme a intensidade das chuvas. Por exemplo, em situações de muita chuva, ou de apenas uma garoa, muda não só a intensidade, mas a forma de frear.


Naqueles dias em que cai apenas aquela garoa fina num fim de tarde molhando o asfalto, a água com aquela sujeira da rua pode criar uma mistura bem escorregadia. Por isso, não subestime aquela chuvinha de nada... Comece a frear com antecedência. Uma pressionada um pouco mais forte nesse asfalto pode fazer a moto derrapar.


Outra coisa em relação a esta situação é observar o piso. Quando houver aquelas manchas brilhantes no chão, normalmente são óleo, deixando tudo mais escorregadio. Em entradas de rotatórias ou em cantos de cruzamentos, costuma haver um acúmulo de sujeiras. Nestes locais, deve-se usar os freios com cautela.


Arquivo pessoal


Em situações de chuva muito forte, a primeira coisa para não se surpreender com os freios é: não abusar da velocidade. Trafegar em velocidade reduzida é a primeira atitude nessas situações. Conforme a necessidade de uso dos freios, a força aplicada deve ser sempre maior na dianteira. A roda traseira deve manter o equilíbrio da moto e a dianteira é que deve fazer a função de parar. Ajudar a redução de velocidade com o freio motor é importante, mas deve ser feito sempre com cautela.


Por fim, quanto ao sistema de freios, quando se usa discos, a frenagem fica pouco comprometida, diminuindo levemente o rendimento dos freios. Já no caso dos freios a tambor, é bom que o motociclista faça pequenos testes no freio durante a pilotagem em velocidade baixa num local seguro. É que no sistema a tambor, pode ocorrer de entrar água e molhar as lonas. Se isso acontecer, podemos ter duas situações: ou o freio fica muito fraco, ou ele trava ao menor contato do pé direito. A medida em que o freio vai sendo usado, essa água sai do sistema e volta ao normal, mas nas primeiras frenagens é bom ter muito cuidado.


Bem, essas foram algumas dicas de situações de frenagem. Caso eu tenha esquecido alguma dica, fique à vontade para comentar. No próximo post, falaremos da importância de ser visto e, por que não, ouvido? Fiquem atentos!


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