Apesar de ter saído de linha recentemente, a Yamaha XT660R, ainda é uma moto muito procurada, claro, devido a sua robustez e o seu visual moderno. Mas, antes de comprar uma, deve-se ficar atento a alguns detalhes, para não cair numa cilada.
Não é difícil encontrar a meiota com preços muito atrativos. Uma XT660R ano 2005, sai por volta de 16 mil reais na tabela FIPE. Dependendo da quantidade de problemas na motoca, o barato pode sair caro.
A primeira coisa que você deve olhar nessa moto é a procedência. Caso você conheça antigo dono, já sabe o perfil dele. Agora, se você vai comprar de uma revenda, verifique as garantias (motor e câmbio é obrigação) que o lojista pode dar. Em lojas especializadas, que possuem oficina integrada, a confiabilidade pode ser maior. Verifique também a reputação da loja em sites como o ReclameAqui, ou em páginas do Facebook e do próprio Google.
Agora, vamos para a parte prática da coisa... Como verificar o motor?
Bem, geralmente, o motor vai estar limpo, como é de praxe em uma moto a venda... Neste caso, a detecção de vazamentos pode ser dificultada. Caso não esteja, preste atenção entre a união do cabeçote e o cilindro. Se tiver vazamento, numa boa hipótese, pode ser apenas a troca da junta do cabeçote. Isso já vai trazer um custo de mão de obra pra resolver. Outra coisa, pode ser também que a moto tenha superaquecido, e tenha causado um possível empenamento no cabeçote... Aí a manutenção é mais salgada.
Outros detalhes que devem ser vistos, vai depender da sua audição. Ligue a moto e aproxime o ouvido do motor (cuidado para não se queimar). Um barulho semelhante a uma máquina de costura pode denunciar um problema no comando de válvulas. Somente a corrente do comando, não sai por menos de 220 reais. Acrescentando a mão de obra, este orçamento ultrapassa os 300 reais fácil, fácil...
O ouvido também deve captar problemas de vazamento no sistema de arrefecimento. Próximo ao radiador, preste atenção na tampa (claro, com o motor aquecido) para detectar vazamentos. Preste atenção também se a ventoinha não está travada ou queimada. Esta pode custar uns 500 reais!
Transmissão: Como identificar?
Bem, o kit relação, como é conhecido popularmente, é um "problema crônico" das 660. Explico: é um produto caro, e não é recomendado o uso de uma peça de segunda linha. Devido ao alto torque, há relatos em que a corrente estourou a uns 120km/h, e isso não é nada bom. Se for da marca DID, tem que ser o modelo VP2, VX2 ou VP3 (por volta de 600 reais só a corrente!!!), ou original da própria Yamaha que sai pelos absurdos 1500 reais!!!. Verifique essas marcações nos elos da corrente.
Chassis/Quadro: Verifique soldas!
Existem pontos do chassis a serem vistos, que podem identificar uma moto que carregava muita carga. Retire o banco e verifique na parte traseira do quadro se há trincas ou soldas. Caso o seu intuito é comprar a moto para fazer longas viagens, com garupa e muita carga, considere instalar um reforço de quadro.
Sistema elétrico
Somente a bateria da meiota custa em torno de 370 reais. Se for a Yuasa, original, não sai por menos de 450. Verifique então se o retificador está funcionando bem. Leve a moto ao seu mecânico/eletricista de confiança e peça para ele fazer o teste. Um retificador ruim, vai sobrecarregar a bateria que, aquecendo demasiadamente, pode vir a ser inutilizada. Aproveite e peça para ver se o sistema de injeção está ok.
Rodas e freios
A verificação das rodas é totalmente visual. Verifique se não há trincas no aro e nos cubos, pode indicar que a moto era "do grau". Quanto aos pneus, prefira um meia vida de marca boa a um pneu novo de marca duvidosa. Um kit de pneus da Metzeler custa em torno de 600 reais. Fuja dos pneus remold pra essa moto, não vale a pena.
Preste atenção nos discos de freio se há empenamento ou se estão muito gastos. Verifique a necessidade de retífica ou substituição. Um original dianteiro pode chegar a 1000 reais.
Visual
Manter a meiota não é nada barato, e isso inclui o jogo de carenagens. As aletas laterais por exemplo, custam em torno de 400 reais cada! Um conjunto completo passa dos 1000 reais. Mas não tem jeito, devido a alta vibração do motor, você vai ver muitas motos por aí com peças fixadas com abraçadeiras de nylon. Caso uma ou outra esteja fixada assim, não tem tanto problema. Agora se muitas peças estiverem dessa forma, aí complica.
Tem mais alguma coisa que possa ter passado batido? Coloca aí nos comentários!
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