Oficina Londrina

Carros elétricos são a sensação do Salão do Automóvel 2018

12 nov 2018 às 10:18

A pioneira no seguimento de carros elétricos no Brasil, a partir do ano que vem, terá companhia. A BMW i3, único carro elétrico comercializado oficialmente em território nacional, agora terá como concorrentes a Renault, Nissan e a Chevrolet.


Apesar de estar longe de se popularizarem no Brasil, devido ao alto preço, principalmente, as marcas estão apostando na categoria. Em um trânsito cada vez mais urbano e o combustível cada vez mais caro, as baterias parecem ser a melhor opção. Enquanto estes três são oficialmente lançados, outras marcas demonstram a possibilidade de trazer seus carros pra cá, além de seus projetos em andamento.


Mas, vamos falar sobre esses três, Renault Zoe, Nissan Leaf e Chevrolet Bolt. Começando pelo pequeno francês.


Renault Zoe

Divulgação - Renault


O menorzinho dos três, o Zoe já é vendido na Europa. Na Inglaterra, ele não sai por menos de £ 21900,00. Mais caro que uma SUV Captur, que lá é vendida por 18300 libras em sua versão mais cara.


Importado, aqui no Brasil será vendido por 149.990,00. Valor mais conhecido como 150 mil reais(!!!).


Seu motor, elétrico, é capaz de produzir 110 cavalos e 22,9 kgfm de torque. Isso para um carro de 1575 kg. Pesadinho, mas não tem como fugir das baterias. Em dimensões, são 2588mm de entre-eixos e 4084mm de comprimento total, um pouquinho maior que um Fiat Argo. O porta-malas dá pra ver que é bem pequeno...


Nissan Leaf

Divulgação - Nissan


O representante elétrico da Nissan, têm medições parecidas com a de um Ford Focus. 2700mm de distância entre-eixos e 4490mm de comprimento total.


Internamente, o carro é muito completo... Painel completamente digital, e total conectividade. Em relação a segurança, o Leaf possuí diversos sensores, como de alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa e assistente inteligente de frenagem.


Divulgação - Nissan


Também vendido na Europa por um preço salgado (a partir de £26190 na Inglaterra), o Leaf traz um motor de 150 cavalos e 32,6 kgfm de torque. Algo muito bom para os seus pouco mais de 1500 kg.
Se o preço já é salgado lá, imagina por aqui? R$ 178.400, é mole? Haja tecnologia pra tentar justificar o preço...


Chevrolet Bolt

Divulgação - Chevrolet


O elétrico da Chevrolet é o mais potente dos três. São 203 cavalos e 36,7 Kgfm de torque para os seus 1625 kg. O carro é semelhante a um Honda FIT, quase um monovolume, com as dimensões muito parecidas. 2600mm de distância entre-eixos e comprimento total de 4165mm. Levemente maior que o monovolume da Honda.


Com um preço também pouco atrativo, o Chevrolet Bolt sai por 175 mil reais. Infelizmente, ainda são muito caros, e não só no Brasil. Nos EUA, ele é vendido a partir dos 37 mil dólares, algo em torno de 142 mil reais. Mais caro que Equinox e Camaro.


Certamente, num futuro não tão distante (assim espero), esses carros vão realmente se popularizar, e os preços tendem a baixar. Enquanto a gente espera, esses carrinhos terão preço de carros de luxo.


Curta nossa página no Facebook
Siga-nos no Instagram


Continue lendo