Você já ouviu aquele ditado que diz que "a diferença entre homens e meninos é o preço dos seus brinquedos"? A BMW acaba de lançar este brinquedinho de apenas R$ 490 mil! Sim, brinquedo, pois a BMW HP4 é exclusivamente para uso em pista, ou seja, não pode ser emplacada.
Mas o que explica este preço absurdo? Bem, vamos aos detalhes da moto.
O primeiro ponto é a exclusividade. A lógica é: quanto mais se produz, menores os custos de produção, certo? O inverso também é verdadeiro, ainda mais com toda a tecnologia aplicada na máquina. Ao todo, serão fabricadas em um processo quase artesanal apenas 750 unidades em todo o mundo, sendo que apenas cinco ficarão em terras brasileiras. Vai ser difícil ver uma dessas por aí!
O segundo ponto é o uso de fibra de carbono em diversos componentes. As rodas (que antes eram de liga leve) estão com novo material, que as deixaram cerca de 30% mais leves. Já os chassis ficaram, surpreendentemente, com apenas 7,8 kg. O motor é nada mais, nada menos, de 999 cilindradas e 215 cavalos de potência. Com apenas 171 kg, a moto deve se comportar como um foguetinho.
Outros detalhes encarecem o conjunto são as suspensões de competição com diversas regulagens da sueca Öhlins, freios Brembo e escapamento Akrapovic. Até a bateria de ions de lítio, como as usadas nos celulares e outros eletrônicos, foi adotada. Tudo para reduzir ainda mais o peso e aumentar o rendimento.
Olhando assim, você pode até confundir com a S 1000 RR, mas na pista, certamente todos saberão reconhecer as diferenças. Confira as fotos desta belezinha da engenharia alemã.
Curta a nossa página no Facebook!