O sinal vermelho foi aceso na cúpula global. A novela das nove deu míseros 35 pontos ontem. Mas esta semana já chegou a 31 e no período das festas de fim de ano chegou a marcar 21 pontos. Isso mesmo. Ainda que se considere que as pessoas estão com muitas outras ocupações, curtam as festas de fim de ano e as férias e também que os números não foram bons para nenhuma outra emissora, o fato concreto é que a trama de Manoel Carlos não emplaca. E a razão me parece simples. Tudo é excessivamente lento, amarrado, não decola.
O reveillon da turma toda durou exatos 06 capítulos. Na verdade, só ontem passou a virada do ano. E mais: quase metade do capítulo foi a correria na favela e a outra metade dividida entre o banho de piscina de Helena com as amigas e as fotos que Bruno tirava na praia. De conteúdo dramático, nada. Ninguém tem paciência pra isso. A tão propalada maldade de Dora (Giovana Antonelli) ainda não aconteceu, o que já fez a personagem cair no gosto popular. Eu sinto em dizer, porque o Manoel Carlos é o melhor autor de novelas, na minha opinião, mas Viver a Vida está muito, muito, muito chata.
Enquanto isso...
Caras & Bocas marcou ontem sensacionais 39 pontos de audiência. Era o penúltimo capítulo e a trama fez por merecer. Falarei sobre a novela em outro post.
Dalva & Herivelto manteve a audiência na faixa dos 28/30 pontos. É a melhor opção de horário para a microssérie, como bem responde^o público.
Tomoaky, leitor do blog, questionou sobre a audiência do Jornal da Band, depois que Boris Casoy desdenhou dois garis que apareceram numa reportagem sobre o Natal. O que consta é que nos primeiros dias após o ocorrido, a audiência do telejornal aumentou, mas nada muito significativo. Vale destacar que o apresentador se desculpou no ar e que a direção da Band passou um sabão bem espumante em toda a equipe técnica que deixou o áudio vazar gerando esse constrangimento público. Já o jornalista não sofreu reprimenda alguma da casa. Consta, ainda, que a Associação que reúne os garis vai entrar com uma representação contra a emissora e Boris.