Não. Não acho que seja a última bolacha do pacote. Mas diante de tantas barbaridades que invadem a nossa casa pela televisão, Um contra Cem, é um bom entretenimento. O programa é comandado pelo publicitário Roberto Justus, tirado da Record a peso de ouro pelo SBT depois que a emissora do Bispo contratou Gugu Liberato. A competição é bem simples: um convidado e um grupo de cem pessoas respondem a mesma pergunta. Se o convidado acerta, ele elimina todos os que erraram a resposta. Quem acertou, continua no jogo. A cada jogador do grupo de cem eliminado, o convidado vai acumulando prêmios em dinheiro até derrotar toda a galera e abocanhar um milhão de reais. Se o convidado erra a resposta, o valor que ele juntou até determinada pergunta é distribuído entre todos da galera que acertaram a resposta.
Particularmente gosto de tentar responder às perguntas. Sinto-me estimulado. Ontem, por exemplo, uma convidada apostou que sabia o país de origem do autor da ópera e livro, Carmem. A moça estava totalmente segura que o correto seria Espanha porque a personagem principal da obra é uma espanhola. Estava errada: Bizet era francês. A maior parte da galera errou, restando apenas três jogadores. Ou seja: se a convidada tivesse acertado a resposta, estaria bem próxima do milhão. Os três finalistas dividiram os 50 mil que ela apostara, levando, cada um, 16 mil e alguns dinheiros pra casa.
Roberto Justus não é um apresentador carismático. Em muitos momentos parece que ele não está à vontade, embora haja um visível esforço para conduzir bem a atração. O problema, talvez, seja ele estar diretamente associado ao empresário que comandava O Aprendiz, reality show da Record. Como lá ele era sisudo, firme, pouco simpático, vê-lo agora tentando fazer graça com a galera não é muito convincente.
O programa tem dado médias de seis pontos no Ibope. Não é desprezível, mas também não justifica o investimento feito na atração. Eu lamento. Em que outro programa, exceto os temáticos, você ficaria sabendo que úberes estão relacionados às vacas? Ponto para o SBT!