Na sua TV

Público rejeita mocinha de novela das 21 h

01 fev 2011 às 20:12

Não está muito fácil a trajetória da nova novela das nove. No último sábado, o folhetim ficou abaixo de Ti Ti Ti, na audiência média em São Paulo. O placar foi modesto, 25 contra 24, mas já acendeu o alerta na Globo. Ontem, Insensato Coração marcou 36 pontos, mesma marca da estreia. Ainda assim, a emissora já pensa em antecipar os grupos de discussões pra entender o que o público está achando da novela.


Uma dica, a direção já tem: o telespectador médio não gostou nada da protagonista se apaixonar pelo namorado da melhor amiga. Nem mesmo o fato dela não saber passou batido. O público parece que não se convenceu que, durante um seqüestro e iminente queda de um avião, houvesse espaço para alguém se apaixonar tão desesperadamente. A situação soa muito falsa, embora a vida, muitas vezes, pareça tão improvável também.
Pra ajudar, a namorada "traída" morre, virando, naturamente, a grande heroína.


Gilberto Braga já viveu situação semelhante em O Dono do Mundo. Na época, em 1991, a mocinha vivida por Malu Mader, sucumbe ao charme do vilão de Antonio Fagundes e vai pra cama com ele, traindo o marido na lua de mel. A personagem foi execrada e ninguém lembrou que ela era, na verdade, vítima do malvadão da história. A lição, ao visto, não foi aprendida.


Ainda tem muita história pra rolar. Mas eu fico sempre muito feliz quando público, ainda que inconscientemente, mude o rumo de qualquer coisa na televisão. Audiência é dinheiro. E esta linguagem os diretores compreendem muito bem.


Continue lendo