Já está acesa a luz amarela na Globo. O Fantástico tem registrado médias de audiência muito abaixo do esperado. No último domingo, marcou 18,1 pontos no Ibope, em São Paulo. No domingo anterior, a média foi de 19,9 pontos. Em 27 e 20 de setembro, deu 21,4. Em 13 de setembro, marcou 22,8. Em 6 de setembro, ficou com 21,3.
O programa, em fases muito melhores, chegou a dar mais de 30 pontos. A primeira grande derrota aconteceu no final de 2001 para 2002, quando Silvio Santos lançou a Casa dos Artistas. Passado aquele susto, reassumiu a liderança, onde se mantém até hoje, mesmo com os índices aquém do esperado.
Na verdade, o Fantástico é bem chato e ruim. Difícil mesmo de agüenta-lo. Só a simpatia e beleza de Patrícia Poeta e os artistas da casa participando ao vivo do programa não prendem a atenção do público.
Público este que, além das outras mídias, tem migrado para outros programas. Silvio Santos, Gugu Liberato e a turma do Pânico na TV disputam frame a frame o segundo lugar na preferência dominical. De todas as atrações, o Pânico TV é a menos ruim, embora dê demonstrações de jogar baixo para conseguir audiência. A última tentativa, inclusive, foi mostrar a modelo londrinense, Nicole Bahls, uma das paniquetes do programa, nua.