Tenho 18 anos e sofro muito na vida. Não tenho dinheiro para ir ao psicólogo. Também tenho vergonha de falar como me sinto aos outros. Tenho TOC, sinto muita ansiedade e sensação de vazio na vida, tristeza e desespero, como se fosse perder a cabeça. O que posso fazer? Queria sumir? Queria dormir e não acordar mais.
Me parece que você fica num beco sem saída. Veja: você não tem dinheiro para ir ao psicólogo, mas se tivesse também teria vergonha de falar sobre o que sente aos outros. Percebe? Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.
A questão presente aqui é começar a compreender porque você se coloca nessa posição tão difícil. O lugar que você se coloca é tal qual como se você estivesse além da ajuda. Todavia não precisa ser assim.
TOC, ansiedade e sensação de vazio são os sintomas que você reconhece, mas o que falta é dar um sentido para todos esses sintomas. Os sintomas não surgem à toa, mas como forma de lidarmos (ineficientemente) com as questões da vida. Investigar a origem dos sintomas é que te ajudará a transformar a maneira que vem vivendo.
Para isso precisa da análise, porque só ao se debruçar sobre a sua história e sobre os nós cegos que foram criados ao longo da sua vida poderá compreender melhor o que se passa e como mudar o que não te faz bem.
Querer sumir é fácil, mas como não é possível só resta mesmo aprender a lidar com tudo isso. Ao invés de dormir, que tal despertar?
Há muitos lugares que você pode procurar ajuda profissional sem ter dinheiro. Há saídas, mas o que importa é se você aceita sair do que já conhece e ir em direção àquilo que ainda lhe é desconhecido. Esse beco sem saída não existe na realidade, mas dentro de sua mente.