São muitas as pessoas que ainda não entenderam qual o objetivo de um tratamento psicanalítico. Muitos até reclamam do tempo e custos e acreditam que não precisaria ser assim; com isso, terminam por procurar tratamentos que prometem resultados rápidos e fáceis, mas a realidade é que quando nos voltamos ao mundo mental adentramos um território desconhecido e, muitas vezes, assustador, que gostaríamos que não existisse dentro de nós.
A verdade, entretanto, é que cada um de nós carrega uma mente e precisa cuidar dela, lidar com ela. Não tem outro jeito. Se não lidarmos com nossa mente ninguém vai fazer esse serviço por nós.
E qual é o problema de não lidarmos com nossa mente? Alguns de vocês podem perguntar. Bem, se assim não o fizermos vamos pagar caro para viver. Na vida para tudo se paga um preço, nada existe de graça. Pagar caro para viver é viver com sofrimentos, angústias, com pouco ou nenhum prazer, enfim, uma vida com pouca qualidade. Viver desse jeito não vale muito a pena.
Dentro de nós há labirintos e se não aprendermos a sair deles vamos nos perdendo, até mesmo podendo chegar a um ponto onde não nos encontramos mais. Contudo, aprender a lidar com a mente é justamente criar meios de se achar saídas para esses labirintos internos.
Quando conseguimos nos livrar de becos sem saídas, encruzilhadas, podemos trilhar outros caminhos muito mais prazerosos e eficientes que levem a uma vida com mais qualidade e digna. Quando vivemos melhor pagamos pela vida um preço justo e não caro demais.
O tratamento psicanalítico, portanto, nos ajuda a pagar um preço mais justo pela vida, nos fazendo sair de alguns labirintos que possuímos internamente. Nos proporciona a chance de repensar a forma que vivemos e as escolhas que fazemos. Nas palavras de Freud, criador da psicanálise, o tratamento psicanalítico nos permite deixar de sermos estúpidos em como vivemos.
Essa possibilidade de sair desses labirintos e deixar de ser estúpido ocorre porque no tratamento temos a chance de repensar como nos colocamos frente à vida e suas adversidades. Assim não precisamos repetir o passado.
É fato que o futuro será sempre o passado se não modificarmos o presente. Em outras palavras, vamos nos repetir sem parar enquanto não mudarmos o hoje. A psicanálise nos proporciona a possibilidade de construirmos uma nova vida, sem os mesmos vícios do passado para que vivamos com mais qualidade.
Isso é um processo que precisa de tempo para acontecer. Não tem como se dar de uma semana para outra, mas necessita de tempo para as mudanças realmente irem se instalando.
Difícil e árduo esse caminho de se estar numa análise, mas vale muito a pena para não termos que viver com tanta ineficiência e pagando caro.