Um equipamento revolucionário que utiliza um grande número de tipos de plástico e os transforma em combustível. Assim é a Blest, uma máquina criada pelo empreendedor japonês Akinori Ito.
O invento utiliza um controle de aquecedor de temperatura elétrico para converter o plástico em gás bruto, que pode então ser usado em fogões e aquecedores ou, se refinado, aplicado em carros e motos. Dessa forma, a máquina evita a queima do plástico, o que geraria emissões de dióxido de carbono (CO2).
A máquina também tem alta eficiência energética, uma vez que produz quase 1 litro de combustível – gasolina, diesel ou querosene – para cada quilo de plástico, usando apenas 1 kilowatt de energia para a conversão.
Mas o empresário também pensou que sua máquina poderia ser útil em países em desenvolvimento, como os da África, Filipinas e Ilhas Marshall, e por não ser um equipamento gigantesco, facilmente foi transportado por avião. Ele ensinou a população dessas localidades (especialmente as crianças), como transformar o plástico em combustível, além de alertar para o fato de que o plástico inutilizado não pode ser mais tratado como lixo, e sim como futuro combustível.
Caso seja viável economicamente e venha a ser produzida em escala comercial, essa máquina poderia evitar muitas emissões de CO2, além de permitir a utilização de combustível sem a necessidade de importação.
Fonte: www.ecodesenvolvimento.org