Meio ambiente em dia

Brasil vai sediar Fórum Global de Resíduos Sólidos da ONU em 2014

17 dez 2013 às 15:35

O Brasil foi escolhido para sediar a edição 2014 do Fórum Global IPLA sobre Gestão de Resíduos Sólidos, promovido anualmente pela Parceria Internacional para Expansão de Serviços de Gestão de Resíduos para Autoridades Locais (IPLA), um programa mantido pela Comissão das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Regional (UNCRD).

O anúncio, feito durante o Fórum deste ano – realizado entre os dias 9 e 11 de setembro na cidade de Boras, na Suécia –, teve como representantes do Brasil Silvano Silvério da Costa, presidente da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana de São Paulo; e Carlos Silva Filho, diretor executivo da ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, que atua como secretaria sub-regional da IPLA na área sul da América Latina.


"Um dos motivos que levou a IPLA a eleger o Brasil como sede do próximo Fórum é o fato de que o País também vai sediar no ano que vem o Congresso Mundial da ISWA, um dos mais importantes eventos de resíduos sólidos do mundo. Outro fator que influenciou na decisão foi a nossa Política Nacional de Resíduos Sólidos que, na visão da ONU, é uma legislação bastante moderna e ambiciosa para avançarmos rumo a uma gestão sustentável de resíduos, servindo de exemplo para o restante da América Latina e para outros países em desenvolvimento", declara o diretor executivo da ABRELPE.


As discussões do Fórum Global da IPLA resultam em um documento aprovado pelos membros da entidade que define metas a serem cumpridas por eles. "O teor da resolução final deste ano foi no sentido de que somente através de parcerias vamos conseguir alcançar uma melhor gestão de resíduos. Por isso, é fundamental o comprometimento das partes envolvidas no encaminhamento dos projetos de Parceria Público-Privadas para disponibilizar soluções perenes e duradouras", explica Silva Filho.


Além de São Paulo e Curitiba, também estavam representadas no Fórum promovido na Suécia cidades como Bangkok, Quito, Bogotá, Bangladesh, Gotemburgo e Shanghai. Entre os casos de sucesso apresentados, destaque para o de Boras, que sediou o evento. Segundo dados da autoridade de limpeza urbana local, apenas 4% dos resíduos são encaminhados para aterros sanitários, que também geram o gás metano empregado como combustível para abastecer a frota de ônibus, táxis e caminhões de coleta de resíduos.


Sobre a IPLA


A IPLA foi criada pela UNCSD com o objetivo de fomentar iniciativas adequadas de gestão de resíduos nos países em desenvolvimento com vistas à ampliação da sua capacidade técnico-financeira e buscar implementar uma política de lixo zero como parte de uma sociedade sustentável. A entidade defende que a sociedade de circulação de recursos é o modelo do futuro, no qual a geração de resíduos será minimizada, a reciclagem será maximizada e o meio ambiente, protegido. Considerando que a gestão de resíduos e a circulação de recursos estão diretamente ligadas à implementação de políticas governamentais, o papel dos membros da IPLA é atuar juntos aos diversos atores para estabelecer parcerias para apoio e fortalecimento das autoridades locais, que permitam o desenvolvimento das comunidades latino-americanas.


Sobre a ABRELPE


Criada em 1976, a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais é uma associação civil sem fins lucrativos, que congrega e representa as empresas que atuam nos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.


Sua atuação está pautada dentro dos princípios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável e seu objetivo principal é promover o desenvolvimento técnico-operacional do setor de resíduos sólidos no Brasil.


A entidade participou ativamente no Congresso Nacional para a aprovação e a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e foi a pioneira na implantação de um programa de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) em um município.


Comprometida para o equacionamento das demandas decorrentes da gestão de resíduos, a ABRELPE desenvolve parcerias com poder público, iniciativa privada e instituições acadêmicas e, por meio de campanhas, eventos e premiações, busca conscientizar a sociedade para a correta gestão dos resíduos.


No contexto internacional, a ABRELPE é a representante no Brasil da ISWA - International Solid Waste Association e sede da Secretaria Regional para a América do Sul da IPLA (Parceria Internacional para desenvolvimento dos serviços de gestão de resíduos junto a autoridades locais), um programa reconhecido e mantido pela ONU através da UNCRD.

Fonte: onirabr.com


Continue lendo