Londrina na latinha

Voto em trânsito

15 jul 2014 às 09:03

A Justiça Eleitoral divulgou um comunicado sobre o voto em trânsito, confira:

A Central de Atendimento ao Eleitor de Londrina comunica que dia 15.07.2014, dar-se-á o início do cadastramento dos eleitores que desejarem se utilizar do serviço de voto em trânsito, ou seja, que desejarem votar em município diferente do domicílio cadastrado na Justiça Eleitoral.


Disponibilizado nas Eleições de 2010 para os eleitores que estivessem nas capitais dos Estados nos dias de eleição, o serviço foi ampliado pela Justiça Eleitoral em 2014 para abranger também todos municípios com mais de 200 mil eleitores.


Assim, serão 86 municípios (inclusive Londrina) para os quais quaisquer eleitores do país poderão se cadastrar para votar no dia 05.10.2014 (primeiro turno) ou 26.10.2014 (caso haja segundo turno).


No entanto, é importante lembrar que os eleitores que se cadastrarem para votar em trânsito, somente poderão votar para Presidente e Vice-Presidente, ainda que sejam eleitores no mesmo estado.


Para se cadastrar, o eleitor deve estar com situação regular junto à Justiça Eleitoral, podendo comparecer a qualquer cartório eleitoral do país, portando documento oficial de identificação com foto, até o dia 21 de agosto de 2014.


Entre os dias 15 de julho e 21 de agosto, a situação poderá ser alterada ou cancelada. Entretanto, ultrapassado esse prazo, caso não seja possível ao eleitor comparecer à seção cadastrada, não estará apto a votar em sua seção de origem.


Nesse caso, poderá normalmente justificar sua ausência, no dia da eleição, em qualquer seção eleitoral do país, desde que não seja no mesmo município para o qual tenha se habilitado para o voto em trânsito.


Em Londrina, os locais em que os eleitores poderão votar em trânsito são o Colégio Vicente Rijo, no centro, e a Escola Carmelita Vilela Magalhães, no Jardim Europa.


Além de Londrina, no Paraná, haverá seções para voto em trânsito em Curitiba, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa.

As seções para voto em trânsito somente serão instaladas caso haja pelo menos 50 eleitores de outros municípios inscritos.


Continue lendo