O ex-vereador Sidney Osmundo de Souza foi preso nesta terça-feira. A ação foi desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
De acordo com as informações, Souza foi preso pelo caso que ficou conhecido como "Shirogohan". O escândalo teve como base o suposto pagamento de propina para a aprovação de um projeto na Câmara. O valor da gratificação teria sido de R$ 15 mil.
Segundo as investigações do Ministério Público, o dono da boate teria pago a propina para a aprovação de um projeto permitindo o funcionamento de um motel em seu estabelecimento.
Souza foi condenado em 2012 a quatro anos e seis meses de prisão em regime semiaberto, além do pagamento de multa de R$ 300 mil.
Biografia:
O Site da Câmara informa que Sidney de Souza nasceu na região Oeste de Londrina, Estado do Paraná, no dia 29 de janeiro de 1966. Filho de Simplício Osmundo de Souza e Lúcia Guandelini de Souza. É formado em Ciências Contábeis e atua no ramo contábil há 15 anos. Ingressou na vida pública no ano de 1996, quando disputou as eleições para vereador pelo Partido Social Trabalhista - PST, tendo sido eleito com 2577 votos. Nos anos de 1997 e 1998 presidiu as Comissões de Finanças e Justiça, respectivamente. No ano de 1999, foi o líder do Executivo na Casa. Candidatou-se à reeleição e foi eleito para a 13ª Legislatura com 3823 votos. Exerceu a função de líder do Partido Trabalhista Brasileiro na Câmara e foi presidente da Comissão Permanente de Justiça, Legislação e Redação no ano de 2004. Foi reeleito para a 14ª Legislatura pelo PTB com 6.075 votos.
Foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Londrina para o biênio 2007/2008.