Assessoria:
O vereador Roberto Yoshimitsu Kanashiro (PSDB) será homenageado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília (DF), com a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho em razão da sua atuação como médico e político. Kanashiro ocupa pelo 6º mandato consecutivo uma cadeira na Câmara Municipal de Londrina. A solenidade de entrega da honraria será realizada na próxima quarta-feira (14/8), às 16h30, no edifício sede do TST, no Setor de Administração Federal Sul (SAFS), da capital.
A Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, instituída em 11 de novembro de 1970, destina-se a homenagear personalidades civis e militares, nacionais ou estrangeiras, que tenham se destacado no exercício de suas profissões e se constituído em exemplo para a coletividade, bem como as pessoas que, de qualquer modo, tentam contribuído para o engrandecimento do país, internamente ou no exterior, da Justiça do Trabalho ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da advocacia. A concessão da honraria foi comunicada a Kanashiro no último mês de junho, por meio de correspondência assinada pelo presidente do TST, Ministro Carlos Alberto Reis de Paula.
A indicação para a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho só pode ser feita por Ministro do TST e é submetida à apreciação do Conselho da Ordem, composto de seis membros: presidente, vice-presidente, corregedor-geral, ministro decano e mais dois ministros, eleitos pelo Órgão Especial para mandato de quatro anos. A indicação do nome de Kanashiro para a homenagem partiu do ex-juiz do Trabalho em Londrina, ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Paraná, e Ministro do TST desde 2007, Fernando Eizo Ono.
O vereador Roberto Kanashiro disse ter ficado surpreso e ao mesmo tempo honrado com a homenagem, uma vez que sempre desenvolveu seu trabalho tanto na medicina como na política com seriedade e ética, muita dedicação e simplicidade. "A lição que fica é que não é preciso estar constantemente na mídia ou agenda social para ser reconhecido, mas sim desenvolver um trabalho contínuo e diário; ter postura coerente e repeitar princípios", disse o vereador. E continuou: "Por isso, estou muito lisonjeado com a indicação do ministro Fernando, há quem conheço há mais de trinta anos, porque ele e demais ministros entenderam que tenho mérito para receber a homenagem que neste momento divido com todos aqueles que participam ou já contribuíram direta ou indiretamente da minha vida profissional e do meu mandato na Câmara de Vereadores", afirmou Kanashiro. O vereador viaja para Brasília com recursos próprios.