Assessoria:
Data de maior impacto para o comércio varejista, o Natal de 2015 não deverá fugir à regra de aumentar o faturamento das lojas em dezembro, ao menos quando comparado ao mês que o antecede. De acordo com sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), 77% dos paranaenses pretendem presentear alguém neste fim de ano.
No entanto, verifica-se que os consumidores estão menos propensos a gastar na comparação com o Natal passado, quando 91% dos consumidores intencionavam comprar presentes e apenas 9% preferiam se abster. Em 2015, porém, o percentual de entrevistados que não vai presentear é de 23%.
A sondagem da Fecomércio PR mostra que o valor gasto com todos os presentes baixou em relação ao ano passado e será de R$ 256,00 contra R$ 295,00 no Natal de 2014.
O número de pessoas a serem presenteadas também diminuiu. A maioria, 79%, pretende presentear até 5 pessoas. No ano passado, esse indicador era de 64%. Os que pretendem presentear entre 6 e 10 pessoas representam 19%, mas eram 29% em 2014. Os mais generosos, que intencionam comprar presentes para mais de 10 pessoas, são 3% neste Natal, porém, no ano passado, essa parcela correspondia a 7% dos entrevistados.
Da mesma forma do que no ano passado, a maioria dos consumidores ainda prefere pagar à vista, deixando de se endividar ainda mais, visto que os paranaenses estão entre os mais endividados do país. As compras à vista, em dinheiro ou débito automático são a escolha de 59% dos entrevistados. O cartão de crédito parcelado é a opção de 27%, enquanto o cartão de crédito para o vencimento é a escolha de 12% dos que pretendem comprar um presente. O carnê ou crediário aparece como possibilidade de pagamento para apenas 2% dos consumidores.