Londrina na latinha

Pais cobram distribuição de medicamento contra o câncer

23 mar 2013 às 11:16

Pais de crianças com câncer e integrantes da ONG Viver estão promovendo neste sábado, no calçadão, uma mobilização pela distribuição do medicamento ELSPAR "L – asparaginase".

O remédio é aplicado durante o tratamento da leucemia linfoide aguda - principal leucemia da infância e que afeta também os adultos.


A última remessa que veio para o Hospital do Câncer deve durar até agosto e após esse período não haverá mais medicamento para quem precisa dar continuidade ou iniciar o tratamento.


O risco potencial é reduzir a sobrevida de 3.000 pessoas que se tratam dessa leucemia no país por ano. A doença na criança tem índices de cura que se aproximam de 90%.


Em dezembro, a empresa brasileira que comercializa o Elspar, o laboratório Bagó, avisou os médicos que o fabricante estrangeiro encerrou a produção.

O ministério da saúde afirma que está viabilizando a compra do medicamento de outro fornecedor, e que o remédio deve ser distribuído pelo governo a partir de junho. Até lá, diz a pasta, a demanda deve ser absorvida pelos estoques existentes sob controle do laboratório responsável pela distribuição do remédio no país. Paralelamente, o governo analisa propostas para a produção nacional do medicamento.


Continue lendo