Londrina na latinha

Mutirão contra caramujos africanos

11 set 2013 às 10:10

A infestação de caramujos africanos no Jardim Alpes, zona norte, resultou num mutirão de limpeza que está programado para os dias 12, 13, 14 e 15 de setembro. A atividade foi definida após reuniões com moradores organizadas no mês de junho pelo gabinete da vereadora Elza em conjunto com as secretarias municipais de Obras, Saúde, Meio Ambiente (Sema) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Além de recolher os caramujos, o mutirão pretende fazer a limpeza dos fundos de vales e retirar os entulhos. Para isso, os moradores deverão fazer a limpeza nos quintais e deixar os entulhos na calçada, em frente às casas, para que os caminhões da CMTU recolham o lixo e dê o destino correto.


A CMTU também fará a limpeza nos terrenos vazios que já foram notificados anteriormente, mas que não foram tomadas as providências pelos proprietários.
O objetivo principal da atividade é prevenir a população de doenças que podem ser transmitidas pelo caramujo africano - o molusco é transmissor de várias doenças, entre elas um tipo de meningite. O caramujo africano é espécie "exótica", tendo sido introduzida no País vinda da África, seu habitat natural.


Durante os quatro dias de mutirão, agentes do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde estarão orientando a população sobre os perigos de contaminação pelo caramujo e ensinando a população a forma correta de como deve ser o procedimento para erradicação do animal.
Servidores da Secretária Municipal de Obras farão também a fiscalização de material de construção sobre as calçadas – como areia, tijolos e entulho. Este tipo de material não pode ser deixado sobre a calçada, pois obstrui a passagem de pedestres.
Está previsto também que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará podas de árvores nas vias públicas e limpeza no fundo de vale, que margeia o bairro.

Assessoria.


Continue lendo